Arsenal de Marinha do Rio digitaliza em 3D processo de construção de navios patrulha do Pronapa
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >
Cabeça de série

Arsenal de Marinha do Rio digitaliza em 3D processo de construção de navios patrulha do Pronapa

Essa tecnologia minimiza a interferência e permite pensar na manutenção e na operação do navio como um todo
Mangaratiba 1
O Mangaratiba em construção na carreira coberta do AMRJ. Firma: MB
|

O navio patrulha Mangaratiba, considerado o cabeça de série do Pronapa, ou Programa para Obtenção  de Navios Patrulha, encontra-se em construção no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, e agora a Marinha do Brasil está utilizando tecnologia de modelagem (escaneamento) 3D nesse navio “Uma das inovações do 'Mangaratiba' é o detalhamento em 3D. Nós estamos desenvolvendo este projeto, que é algo que não tínhamos no patrulha de mesma classe que concluímos recentemente, o 'Maracanã'. Essa tecnologia minimiza interferências e nos permite pensar na manutenção e na condução do navio como um todo”, explica o Superintendente de Construção Naval do AMRJ, Capitão de Fragata (EN) Leonardo Assá Gallego Soares. “

A digitalização 3D ajuda os fabricantes de várias maneiras, incluindo a digitalização 3D de moldes, plugues e partes de embarcações já existentes, ou auxilia a engenharia de produção a desenvolver novas ferramentas para novos e antigos projetos.

Além disso, essa tecnologia auxilia na fabricação de peças de reposição e produtos de reposição de alto desempenho, sendo usada também em aplicações de MRO para retrofit, reparos e atualizações.

Pronapa sub tupi cortadoNo destaque da imagem, em 1º plano, um submarino classe Tupi  desmontado em seções. É o S-31 Timbira, desativado em 2023. firma: MB

Pronapa 

A construção dos Navios-Patrulha mantém ativa a linha de produção, servindo como estímulo aos tripulantes do Arsenal e, principalmente, à economia local, uma vez que é responsável por um arrasto tecnológico que envolve mais de uma dezena de empresas parceiras e a geração de mais de 600 empregos diretos e indiretos. 

Com previsão de lançamento ao mar para o segundo semestre de 2025, os avanços na construção do NPa “Mangaratiba” se devem à recente inclusão do Programa de Obtenção de Navios-Patrulha (PRONAPA) no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que garantiu investimentos no processo construtivo e na infraestrutura de oficinas especializadas do AMRJ. 

O PRONAPA prevê, ainda em 2024, o início da construção do quinto navio da classe, terceiro do Programa, o NPa “Miramar”, que será integralmente construído no Arsenal de Marinha, agregando avanços de engenharia – fruto da experiência adquirida com os dois navios anteriores. “O 'Miramar' será mais uma embarcação totalmente construída aqui. Vamos aplicar o conhecimento adquirido com o maracana e o Mangaratiba para otimizar projeto  e deixá-lo cada vez melhor – uma construção cada vez mais contínua e com mais qualidade”, afirma o Capitão-Tenente (EN) Pietro Giorgio de Albuquerque Pereira, gerente de construção de embarcações acima de 200 toneladas.

Snapshot 469O Mangaratiba é o cabeça de série para 11 navios de 500 toneladas, sete patrulhas e três caça minas/varredores. Firma: MB

O Programa de Obtenção de Navios-Patrulha é mais um exemplo que confirma a importância da aprovação governamental para a chamada “PEC da Defesa” (atualmente em tramitação no Congresso Nacional). 

A iniciativa preconiza a previsibilidade e o incremento gradual do orçamento – até o percentual de 2% do PIB ou Produto Interno Bruto – para ações e serviços de Defesa Nacional, com foco em projetos estratégicos e na priorização da indústria brasileira. 

AMRJ

Mais antigo estaleiro nacional em atividade, o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro completou, em dezembro de 2023, 260 anos de uma história que começou com a construção da Nau “São Sebastião”, lançada ao mar em 1767. 

Mais de 140 navios e embarcações foram construídos nas bicentenárias instalações do AMRJ.

Capa NPa maracanaNesta foto de 2021, é possível ver o P72 Maracanã em fase final de acabamento e integração de sistemas, e os módulos do casco do Mangaratiba em segundo plano, no AMRJ. Firma: MB



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto