Caça Gripen armado com Iris-T é submetido a Testes de Calor e Umidade na Base Aérea de Belém
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire >
Resistência

Caça Gripen armado com Iris-T é submetido a Testes de Calor e Umidade na Base Aérea de Belém

O caça F.39E foi equipado com mísseis MBDAIRIS-T nas pontas das asas e dois tanques de combustível sob a asa
|

O protótipo de desenvolvimento do caça SAAB Gripen E da Força Aérea Brasileira, de matrícula FAB 4100, pousou na Base Aérea de Belém, no Estado do Pará (região norte do Brasil), onde vai ser submetido a uma intensa campanha de testes, para avaliar a resistência da aeronave e seus sistemas a umidade e calor excessivos, típicos do clima da região.

O caça F.39E estava equipado mísseis MBDA IRIS-T nas pontas das asas e com dois tanques de combustível subalares, possibilitando um voo direto com mais de 2.500 km entre Gavião Peixoto e Belém. 

O FAB 4100, primeiro Gripen a chegar ao Brasil, fica baseado em Gavião Peixoto, vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre).

os testes previstos deverão consumir uma semana de avaliações, tanto em solo, estaticamente, analisando os efeitos de umidade e calor na aeronave exposta, quanto em voo, onde será feita uma análise de performance do IRST, sensor passivo instalado no nariz do caça, empregado em conjunto com o mísil WVR MBDA Iris-T, do tipo inerte (sem ogiva), porém com o seeker (buscador) funcional.

Gripen armado irisTO Gripen E FAB 4100 armado com mísseis Íris-T e tanques subalares de combustível. Firma: Gyonani Cruz

Considerando o clima da região, que amplia o envelope de uso do sensor IRST, este pode ser fundamental em operações de combate ar-ar onde o caça Gripen E usaria seus sensores passivos para detectar e engajar alvos aéreos, sem entregar a sua posição ao inimigo.

Após completar a semana de testes, o FAB 4100 vai cumprir uma agenda social, quando será a principal atração do evento Portões Abertos da Base Aérea de Belém, programado para acontecer no dia 24 de março, um domingo. 

Na ocasião, a FAB recebe a população local na Base Aérea com uma série de atrações, e a grande estrela será a exposição estática do SAAB Gripen E FAB 4100

PA belem



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto