Aquisição de equipamento reduz tempo de processamento de imagem
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Aquisição de equipamento reduz tempo de processamento de imagem

ADS80 pushbroom Brasil
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) está investindo mais de três milhões de reais em uma nova estação de processamento de solo capaz de reduzir de 20 para um dia o tempo necessário para decodificação de cada hora de imagem coletada pelo sensor aerotransportado ADS-80.

A estação, prevista para ser entregue em maio, está equipada com o processador High Performance Intel Xeon, produzido pela empresa Leica Geosystems com sede na Suíça. Usando a tecnologia High Efficiency Processing Center, o novo equipamento permite usar a técnica PPP (Precise Point Posicion), útil para definir a precisão da área imageada e reduzir o tempo de processamento.

Com a aquisição, todas as demandas de imageamento do Censipam serão processadas em em Brasília. Atualmente, existe apenas uma estação que processa imagens geradas pelo ADS-80, localizada em Recife, e que atende as missões de imageamento realizadas pelas aeronaves R-35A da Força Aérea Brasileira, que possuem o sensor.

O Censipam teve acesso ao equipamento a partir da assinatura de Termo de Cooperação com o Comando da Aeronáutica, em novembro de 2013. Previamente, técnicos do Censipam visitaram as instalações do 1°/6° Grupo de Aviação em Recife para conhecerem a estrutura relativa ao processamento de imagem. Foi feita a compra de software específico para manipulação de imagens do ADS-80 e de fitotecas (coleção de fitas com documentos sonoros) para armazenamento dos dados.

O ADS-80 é uma câmara de imageamento aéreo digital ótico de alta resolução, com características fotogramétricas, que gera imagens contínuas ao longo das faixas de voo. Possui sete sensores lineares multiespectrais que geram visadas simultâneas. As imagens digitais resultantes têm resolução de 35 cm no terreno, dependendo dos parâmetros de voo utilizados na coleta das imagens.

Foto: Leica Geosystems



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto