O Gabinete de Intervenção Federal (GIF), atuando no Rio de Janeiro, divulgou a lista de compras para órgãos de segurança pública do Estado (Província).
Entre as aquisições estão discriminados a compra de 10.955 armamentos e 1.350 veículos.
O gasto, estimado em R$ 550 milhões, equivale a pouco menos da metade do recurso destinado pelo Governo Federal ao Gabinete de Intervenção, de R$ 1,2 bilhão.
Para ajudar a reequipar os órgãos de segurança do Rio de Janeiro, o Gabinete divulgou os materiais e serviços que serão adquiridos (lembrando que a intervenção será encerrada no dia 31 de dezembro próximo):
O Gabinete informou ainda que 70 processos administrativos estão em fase interna de licitação na Secretaria de Administração.
Em agosto começa a fase externa, aberta para empresas privadas concorrerem para fornecimento pelo menor preço. O Tribunal de Contas da União é responsável pela fiscalização e, em junho, autorizou o interventor federal, general Braga Netto, a fazer compras emergenciais sem licitação.
Houve, no entanto, uma recomendação para que, sempre que possível, a licitação seja o método utilizado.
Imagens: Roberto Caiafa/Brigada Militar/Gabinete de Intervenção Militar