Exército Brasileiro avalia embarcação blindada de desembarque da Marinha
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >
Avaliação

Exército Brasileiro avalia embarcação blindada de desembarque da Marinha

O objetivo é verificar a adequação do barco como embarcação de desembarque blindada tipo 2
EXERCITO APOIA AVALIACAO DE LANCHA DA MARINHA DO BRASIL 750x375
Barco de Operações Fluviais. Foto: Marinha do Brasil
|

Militares do Exército Brasileiro participaram recentemente da avaliação técnica e operacional da Lancha de Operações Ribeirinhas São Félix do Araguaia, que faz parte da dotação da Marinha do Brasil e está comissionada na Capitania Fluvial do Rio Paraná.

Foi avaliada a parte técnica e operacional da plataforma visando a sua aquisiçao como Embarcação Blindada Tipo 2, que apresenta características de proteção blindada, apoio de fogo, manobrabilidade, autonomia e facilidade de embarque e desembarque da tropa no conjunto de requisitos.

Lancha operacoes ribeirinha 02A Sinop exposta na 6ª Mostra BID Brasil. Foto: Marinha do Brasil

As Lanchas de Operações Ribeirinhas, projetadas e construídas no Brasil para missões em operações ribeirinhas, operações de interdição, inspeção e patrulha naval diferenciam-se pela elevada capacidade de manobra em águas interiores, satisfatória flutuabilidade e distribuição de pesos, rápido desembarque e atributos que permitem abarrancar nas ribeiras.  

Os testes com a participação de militares do Exército foram realizados no âmbito do Projeto de Obtenção de Embarcações Blindadas e buscam dar continuidade ao processo de elicitação de requisitos operacionais e técnicos concernentes às embarcações blindadas de apoio aos Grupos de Combate.

A lancha, pertencente à classe Conde da Cunha, foi projetada e construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, sendo uma das diversas embarcações avaliadas em recente processo de Request For Information levado a efeito pela Diretoria de Material de Engenharia, que avaliou tanto os modelos de embarcações disponíveis na Base de Indústria de Defesa, quanto a capacidade fabril de cada empresa.

51747150216 0e906e48ed bA Sinop exposta na 6ª Mostra BID Brasil. Foto: Roberto Caiafa

A primeira lancha construída, a LopRib Cuiabá, foi entregue ao final de 2021 ao Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Mato Grosso; a segunda, LopRib Sinop, concluiu suas as provas de cais e mar em janeiro de 2022 quando ocorreu a sua entrega ao Setor Operativo. 

Em maio de 2023 essa LopRib participou ativamente da Operação Furnas, no Lago de Furnas, região do Estado de Minas Gerais onde a Força de Fuzileiros da Esquadra aproveitou as condições únicas oferecidas para conduzir treinamentos voltados para operações de desembarque ribeirinho.

A terceira lancha, LopRib São Félix do Araguaia, foi entregue em março de 2023 e desde então vem sendo utilizada em treinamentos para o pessoal da Marinha e avaliações pelo pessoal do Exército Brasileiro.

51747388653 b266b92926 bA Sinop exposta na 6ª Mostra BID Brasil. Foto: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto