Exército Brasileiro recupera protótipo do MBT Osório, projetado e construído pela extinta Engesa
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >
Manutenção

Exército Brasileiro recupera protótipo do MBT Osório, projetado e construído pela extinta Engesa

O veículo blindado era um veículo de combate médio, desenvolvido na década de 1980 pela extinta empresa brasileira Engesa
Osorio5
Engesa EE-T1 Osorio 105mm. Firma EB
|

O Parque Regional de Manutenção/5 (Pq R Mnt/5) recebeu no início de fevereiro, a visita dos e ngenheiros Luiz Carlos Miglorancia e Riccardo Furlan, ex-funcionários da extinta Engesa, empresa responsável pelo desenvolvimento do carro de combate pesado EE-T1 Osório

O objetivo da visita foi a troca de experiências com os militares da OM envolvidos no projeto de manutenção da viatura histórica.

Os engenheiros foram recebidos pelo diretor do Pq R Mnt / 5, TC Carlos Adriano Alves de Toledo, que os informou sobre o andamento do projeto de manutenção do protótipo, um dos dois únicos disponíveis no Brasil.

Osorio1Militares do Parque, oficiais comandantes e os dois engenheiros da extinta Engesa. Firma: EB

Na sequência, participaram de uma videoconferência com o PqRMnt/3. A previsão para a conclusão do projeto é abril de 2024.

EE-T1 Osório

O blindado EE-T1 Osório foi um carro de combate mediano desenvolvido nos anos 80 pela extinta empresa brasileira Engesa. 

Equipado com um canhão de 105 mm (opcionalmente 120mm na versão de exportação) e um sofisticado sistema de mira, sua blindagem era certificada para conseguir resistir, por exemplo, a fragmentos de projéteis de artilharia. 

Além disso, o Osório era ágil e possuía uma boa relação peso potência, o que lhe conferia alta mobilidade em terrenos difíceis.

Osorio2Os dois prototipos do Osório estão sendo retornados a condição de rodagem, mas não atiram. Firma: EB

Isso contribuiu para se criar no público brasileiro uma lenda de que esse veículo estava entre os melhores do mundo no período em que foi desenvolvido. 

Essa afirmação está correta, mas como produto, o Osório nunca chegou a existir, e portanto, analisar suas potencialidades apenas com base em dois protótipos que participaram de uma única campanha de avaliação para vendas ao exterior, além dos exaustivos testes a que foram submetidos no Brasil, é algo inconclusivo.

Osorio4Na sua época, o Osório teria derrotado o M-1 Abrams de primeira geração em uma licitação da Arábia Saudita. Firma: EB



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto