menú responsive
AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

As unidades serão atribuídas ao 16º Grupo de Mísseis e Foguetes

Exército brasileiro adquire seis veículos Astros MK6


El Ejército de Brasil recibe seis vehículos Astros MK6


09/09/2020 | Belo Horizonte

Roberto Valadares Caiafa

O Comando Logístico do Exército Brasileiro, através da PORTARIA Nº 4-COLOG, DE 21 DE JULHO DE 2020, delegou competência ao Centro de Logística de Mísseis e Foguetes (C Log Msl Fgt), sediado no Município de Formosa-GO, para realizar processo de aquisição de três Viaturas Astros MK-6 contratadas anteriormente e o recebimento de outras três Viaturas Especializadas, novas.

Destinadas a complementar a 3ª bateria do 16º GMF, as três viaturas especializadas são compostas por uma Viatura Oficina Veicular e Eletrônica (AV-OFVE) MK6 e duas Viaturas Unidade de Controle de Fogo (AV-UCF) MK6, as quais serão distribuídas para completar a 3ª Bateria de Mísseis e Foguetes do 16º GMF.

O PEE Astros 2020

 

O Sistema Astros 2020 foi projetado para executar fogos de saturação de área sobre alvos compensadores de grandes dimensões e de grande importância tática.

Uma bateria do Sistema Astros possui até oito AV-LMU (Viatura Lançadora Múltipla Universal), três AV-RMD (Viatura Remuniciadora), uma AV-UCF (Unidade Controladora de Fogo), uma AV-OFVE (Viatura Oficina Veicular e Eletrônica), uma AV-PCC (Viatura Posto de Comando e Controle de Bateria), e uma AV-MET (Viatura Estação Meteorológica Móvel).

Atualmente suas viaturas possuem dois chassis distintos, Tatra e Mercedes-Benz, que resultaram duas versões para o sistema: MK3 e MK6.

A viatura oficina ou AV-OFVE provê o suporte em campo da complexa eletônica e mecânica das viaturas Astros 2020 quando operando no terreno. Já a AV-UCF é considerada como a mais dispendiosa viatura do programa, já que é responsável por comandar, ajustar e “trackear” os tiros para uma bateria de ate oito lançadoras e realizar o ajuste dos dados de tiro para o alvo, com elevada precisão e sem a necessidade de observador avançado, durante o dia ou à noite, mesmo em condições meteorológicas severas ou de baixa visibilidade.

A AV-UCF MK6 é composta de uma Equipamento Rastreador de Foguetes (AV-ERF), que é um sistema de radar para rastreamento de foguetes, instalado sobre uma plataforma que é a superestrutura AV-SCH, e também de um sistema de patolagem, composto de quatro cilindros hidráulicos, que proporcionam a necessária estabilidade para o radar.

A utilização da AV-UCF para o Sistema Astros II é crucial para o melhor aproveitamento da munição quando comparado com tiros calculados em fichas convencionais, além de eliminar a necessidade do observador de tiro.

Outro aspecto importante na utilização da AV-UCF nos dias de hoje é a necessidade de se entrar em posição rapidamente, realizar os tiros e sair também rapidamente. Uma vez que após atirar a bateria fica vulnerável aos fogos de contrabateria, a utilização da AV-UCF diminuiu bastante o tempo e aumenta a precisão dos cálculos de tiro através do seu computador.

Forte Santa Bárbara

 

O Forte Santa Bárbara está composto de um comando de artilharia, duas unidades de mísseis e foguetes (6º e 16º Grupos de Mísseis e Foguetes), um centro de instrução, um centro de logística, uma base de administração e uma unidade de busca de alvos.

Foi criado com a finalidade de reunir, em um único local, as organizações militares operacionais de mísseis e foguetes, um estabelecimento de ensino, um centro de logística, uma unidade de busca de alvos, unidades administrativas e um campo de instrução adequado para treinamento.

 

 

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje