​Ares entrega simulador da torre UT30BR ao Exército Brasileiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >
Desenvolvimento

​Ares entrega simulador da torre UT30BR ao Exército Brasileiro

O equipamento representa um passo à frente no treinamento dos operadores do Exército Brasileiro
WhatsApp Image 2024 04 11 at 10.01.49 (1)
|

A Ares realizou a entrega de um simulador da Torre Remotamente Controlada - UT30BR

O equipamento, desenvolvido pela empresa, sob gestão e apoio da Diretoria de Fabricação, representa um avanço no treinamento dos operadores do Exército Brasileiro.

O simulador da UT30BR, será instalado no Centro de Instrução de Blindados em Santa Maria (RS), onde desempenhará um papel fundamental na formação e treinamento dos militares.

WhatsApp Image 2024 04 11 at 10.01.49O general Tales Villela, da Diretoria de Fabricação, e executivos, engenheiros e técnicos da Ares, durante a cerimônia de entrega do novo simular. Firma: Ares

Este simulador é um sistema desenvolvido para a sala de aula e composto por uma estação do instrutor que possui 3 monitores que oferecem controle total do treinamento, em tempo real. 

Os alunos (comandante e atirador) ficam dentro de uma estrutura que reproduz o compartimento de combate de um Guarani 6x6, oferecendo uma experiência imersiva aos alunos.

De acordo com o Gerente de Engenharia de Software e responsável pela linha de negócios de simuladores da Ares, Gutemberg França Júnior, o equipamento permite a prática de todas as operações. “Os treinamentos são incrementais e altamente flexíveis, permitindo que o instrutor crie cenários de combate em 3D com diferentes inimigos, condições ambientais e tipos de terreno, incluindo áreas urbanas e rurais. Além disso, o simulador oferece a capacidade de realizar combates noturnos, utilizando câmeras termais e diurnas para uma preparação abrangente em todas as condições. É uma experiência imersiva e realista”.

WhatsApp Image 2024 04 11 at 10.01.52 (3)As três telas combinadas da estação do instrutor. Firma: Ares

Tecnologia de ponta no Brasil

A concepção e desenvolvimento da família de simuladores foi uma iniciativa da Ares. 

O processo envolveu a identificação da necessidade de um treinamento mais eficaz, o que levou ao desenvolvimento da primeira ferramenta, o STARMAX (simulador do SARC REMAX) e, posteriormente, em parceria com a Diretoria de Fabricação, do simulador da Torre UT30BR

A equipe trabalhou no levantamento na elaboração dos requisitos e na implementação, abrangendo diversos componentes de software, desde a interface gráfica até a simulação de câmeras e terrenos.

WhatsApp Image 2024 04 11 at 10.01.49 (2)O simulador utiliza parte da estrutura do casco de um blindado 6x6 Guarani, aumentando a fidelidade do treinamento. Firma: Ares

O desenvolvimento dessa tecnologia exigiu vários anos de trabalho dedicado, com testes minuciosos em todos os seus componentes e funcionalidades. O processo de implementação, teste, validação e integração foi conduzido de forma meticulosa, assegurando a sua qualidade e eficácia.

De acordo com o Gerente de Engenharia de Software, os simuladores estão no plano estratégico do EB e oferecem uma redução de custo para a instituição. “Há disponibilidade do material 24 horas por dia, não há necessidade de gasto com munição ou até mesmo deslocamentos para levar o equipamento real para o campo de tiro, além da possibilidade de oferecer um treinamento de alto desempenho aos operadores”.

Além dos modelos oferecidos no Brasil, a ARES apresentou seus simuladores na Argentina e exportou para a Indonésia, em 2023, um simulador similar ao que está sendo disponibilizado para o Exército Brasileiro.

WhatsApp Image 2024 04 11 at 10.01.50A reprodução da estrutura do casco de um blindado 6x6 Guarani, aumentando a fidelidade do treinamento. Firma: Ares

Novas Possibilidades

A experiência acumulada e o conhecimento adquirido com o desenvolvimento e implementação bem-sucedidos dos simuladores oferecem amplas perspectivas para o Exército Brasileiro. 

A tecnologia nacional empregada no desenvolvimento não apenas fortalece o treinamento dos operadores, mas também abre portas para a criação de novas ferramentas e simuladores para a Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado 155 mm Sobre Rodas (VBC OAP 155 mm SR) e para o Programa Estratégico Forças Blindadas (Prg EE F Bld), tais como a Viatura Blindada de Combate de Cavalaria (VBC Cav 8x8), a Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBC Fuz), Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBC CC) além da Nacionalização do Leopard 1A5.

WhatsApp Image 2024 04 11 at 10.01.51 (2)Posto do atirador, no simulador que aproveita a estrutura do casco de um blindado 6x6 Guarani, aumentando a fidelidade do treinamento. Firma: Ares




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto