O Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio, localizado na região sul do Brasil em Tramandaí (RS), foi mais uma vez palco da cerimônia em homenagem ao Patrono da Arma de Cavalaria, o Marechal Manuel Luís Osório, Marquês do Herval.
As inundações que assolaram o Rio Grande do Sul exatamente na época da festa, em 2024, determinaram o cancelamento do evento, e portanto havia uma enorme expectativa para 2025, e tudo por conta da presença dos veículos blindados 8x8 Centauro II, exibidos em Tramandaí com seus numerais de matrícula e registro no inventário do Exército Brasileiro.
A festa, que reverencia a memória e os feitos do Exército, tanto no período Imperial quanto na República, tem o seu ponto alto na recriação da famosa "Carga da Cavalaria", quando dezenas de Lanceiros realizam um ataque simulado, lanças em riste, acompanhados por carros de combate Leopard 1A5, blindados de transporte de tropas M-113 e 6x6 Guarani (fabricado no Brasil), blindados 6x6 Cascavel (incluindo os protótipos do Cascavel NG, modificados pela Akaer), viaturas Guaicurus e Marruá Land Patrol, ambas 4x4, e também veículos históricos usados na 2ª Guerra Mundial, como o M8 Greyhound, M3/M4 Scout Car e o eterno Jeep 4x4 em várias configurações.
Um raríssimo e funcional Renault FT-17, o primeiro blindado usado pelo Exército, também participou da festa. Blindados históricos do acervo do Museu Militar do CMS, como antigos veículos da ENGESA, também foram exibidos em Tramandaí.
No ar, a Aviação do Exército realizou a sua carga, simultânea com as forças em solo, usando helicópteros HM-3 Cougar e H-125 Fennec.
O futuro da Cavalaria do Exército Brasileiro esteve representado pelo NAURU 500C, um dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP), conhecidos popularmente como drones, usados pelo EB e produzidos pela brasileira Xmobots.
Após algumas encenações de batalhas nas quais Osório tomou parte, todos usando uniformes históricos, chega o grande momento.
Tudo acontece rapidamente, essa massa de militares da Arma de Cavalaria atravessando uma pradaria plana, com comprimento e largura suficientes para que todos acelerem o "ataque" em segurança.
Em questão de poucos minutos, a carga está completa.
Homenagens a Memória de Osório
As homenagens ao Marechal Osorio começam, a cada ano, com a aposição de uma coroa de flores no mausoléu que guarda, desde 1993, os seus restos mortais.
Osório faleceu em 4 de outubro de 1879, no Rio de Janeiro.
A trineta do homenageado, Stella Francisca Osorio Bertasso, participou da cerimônia e falou sobre a honra de representar a família. “Representa-me uma missão e uma veneração a uma pessoa que saiu do povo, que era povo e que exerceu a sua missão na vida o melhor que pôde e que deu exemplo. Nós, gaúchos, somos os herdeiros das tradições de legítimos guerreiros do Brasil”.
O Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destacou a importância de investir em tecnologia e recursos para a defesa nacional, exaltando o blindado Centauro, a mais nova aquisição do Exército. “A gente está colocando a Cavalaria mecanizada com o material que tem de mais moderno, com tecnologia, com optrônicos. Também nós temos um projeto de recuperação dos nossos Guaranis e Cascavéis que vai colocá-los em um poder diferenciado de combate, ou seja, a Cavalaria Mecanizada, em curto espaço de tempo vai estar em condições operacionais. O que a gente tem que olhar agora é a Cavalaria Blindada”, afirmou o Comandante.
O Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, enalteceu a solenidade “é uma homenagem que a gente faz à história do Exército Brasileiro que é a nossa defesa, de que sou um entusiasta. São pessoas que se doam ao país em defesa da sua integridade. Estou muito honrado de estar aqui no Rio Grande do Sul.”
A fala do general Miné Paiva mostra que o Programa Forças Blindadas está prestigiado, já que o Exército determinou, recentemente, a criação de um GT para especificar as futuras licitações para aquisição de um novo carro de combate, que substituirá gradualmente os veteranos Leopard 1A5, e de um inédito blindado de combate de infantaria, previsto para substituir, pelo menos em parte, os vetustos M-113BR modernizados.
Mais uma vez, uma data propícia para o anúncio da assinatura do contrato de aquisição de 96 Centauro II entre o Exército e o Consórcio CIO/Leonardo passou em branco.
É imperativo que esse contrato passe a vigorar ainda em 2025, pois a demanda pelo Centauro II para reforçar as defesas brasileiras na fronteira norte (Roraima) é enorme, e o terreno do lavradio roraimense é adequado para o emprego de veículos blindados sobre rodas.
Participaram da SNAPAC o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Comandante Militar do Sul, General de de Exército Hertz Pires do Nascimento, além de outras autoridades civis e militares.
O evento foi organizado pela 6ª Divisão de Exército e pelo 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), a mais antiga Unidade de Cavalaria do Brasil.