Aero Concepts e Stella Tecnologia firmam parceria tecnológica na FIDAE 2024
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Sistemas (Portugués) >
Fidae 2024

Aero Concepts e Stella Tecnologia firmam parceria tecnológica na FIDAE 2024

As duas empresas, ambas de capital 100% nacional, uniram forças para desenvolver sistemas tecnológicos altamente complexos
WhatsApp Image 2024 04 11 at 21.07.14
O secretário de produtos de Defesa do MD, Rui Chagas Mesquita (extrema esquerda) posa para a foto do acordo junto aos dirigentes da Stella e Aero Concepts. Firma: Stella Tecnologia
|

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a parceria entre as empresas Aero Concepts Sistemas Especiais e Defesa e Stella Tecnologia.

A brasileira Aero Concepts é uma empresa especializada em desenvolvimento e fabricação de turbinas e sistemas para propulsão e geração de energia, enquanto a Stella Tecnologia no desenvolvimento, fabricação, voo e operação de plataformas aéreas não tripuladas de alto desempenho.

Ambas as empresas, de capital 100% nacional, se unem para desenvolver sistemas tecnológicos de alta complexidade capitalizando as tecnologias com plataformas no estado da arte para aplicações duais direcionadas aos mercados civil e militar.

Com elevado índice de nacionalização e competência local, conta com uma cadeia de suprimentos totalmente estabelecida.

No momento, está sendo anunciado à integração da família de turbinas a jato da Aero Concepts nas plataformas de voo já testadas e operacionais da Stella.

Essa parceria representará o domínio dessas tecnologias totalmente verticalizado no Brasil, empregando tecnologias críticas e sensíveis para a defesa e soberania do território nacional. 

Em um segundo momento a parceria iniciará uma ação de abordagem ao mercado internacional que atualmente demonstra grande demanda por tais produtos.

WhatsApp Image 2024 04 11 at 21.07.14O secretário de produtos de Defesa do MD, Rui Chagas Mesquita (extrema esquerda) posa para a foto do acordo junto aos dirigentes da Stella e Aero Concepts. Firma: Stella Tecnologia

O Ministério da Defesa do Brasil representado pelo DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, seus Institutos ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço, a FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e a Aero Concepts, com uma parceria sólida e promissora iniciaram em 2005 um projeto pioneiro para desenvolvimento e fabricação de uma turbina aeronáutica nacional de 5000N (TR5000/ATJA45-50) considerando todas as etapas de projeto, desenvolvimento e fabricação de turbomáquinas que requerem alta confiabilidade.

Essas instituições realizaram investimentos conjuntos milionários em bancos de ensaios de desenvolvimento de componentes e motores completos (necessários para o correto desenvolvimento de turbomáquinas), e agora possuem agora todas as condições de aplicações deste sistema de propulsão nacional de alta confiabilidade com capacidade industrial para fabricação em escala.

Com a parceria, ambas as empresas avançam para um novo patamar de maturidade tecnológica, proporcionando aplicabilidade da TR5000/ATJA45-50 e famílias de turbinas da Aero Concepts tanto para plataformas aéreas como para o desenvolvimento de sistemas de armas (ar-terra, terra-terra) para todas as Forças Armadas do Brasil.

Adicionalmente, a capacidade consolidada da Aero Concepts no setor de turbinas aplicadas a geração de energia em conjunto com a WEG, multinacional Brasileira considerada uma das maiores empresas do mundo no setor de energia, coloca a companhia como a empresa mais completa para soluções hibridas de sistemas propulsivos, com uso de etanol, motores elétricos e fotovoltaicos.

A partir da parceria, estará disponibilizada a capacidade de desenvolvimento de plataformas aéreas para o mercado agrícola e logístico de alta capacidade de carga, bem como para o aumento de tecnologias para sistemas com uso de energias limpas que atendam às exigências ambientais impostas pelo mercado internacional.

WhatsApp Image 2024 04 11 at 21.07.13No painel, é possível ver detalhes da turbina R5000/ATJA45-50, que deverá ser integrada pela Aero Concepts nos drones da Stella Tecnologia. Firma: Stella Tecnologia



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto