O Brasil publicará a lista curta de ofertas para a blindagem de combate 8x8 em outubro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

O Brasil publicará a lista curta de ofertas para a blindagem de combate 8x8 em outubro

As propostas da Iveco, Norinco e GDLS estão entre as favoritas para vencer a licitação recentemente aberta pelo Exército
RFP capa
Os veículos cotados para o short-list são o chinês Norinco ST-1 BR, o norte-americano GDLS Lavi 700 e o italiano CIO Iveco-Oto Melara Centauro II (fotomontagem: Infodefensa)
|

O Exército Brasileiro (EB) publicou no dia 20 de julho o Request For Proposal (RFP) da Viatura Blindada de Combate de Cavalaria — Média Sobre Rodas 8×8 (VBC Cav – MSR 8×8). Trata-se de uma capacidade inédita para a Força Terrestre, e o documento estipula um mínimo de 98 desses blindados a serem adquiridos, com a possibilidade de expandir esse número para 221 veículos sobre rodas. Segundo o planejamento contido nesse RFP, o Exército Brasileiro divulgará o short-list de empresas qualificadas no dia sete de outubro de 2022.


RFP1

Outro trecho deixa claro que só serão avaliadas como "satisfatórias" ofertas de empresas que apresentem um blindado 8x8 em produção serial inicial ou consolidada, traduzindo, veículos renderizados em computador, que não estão prontos e em produção, serão descartados sumariamente. Qualquer outro parâmetro de avaliação só será considerado e avaliado após atender a essa condição.

Os veículos que atenderem a essa premissa entram então em uma fase final onde competirão entre si dentro dos 28 critérios de melhor oferta na área comercial, na questão logística (SLI), nos aspécticos técnicos e na questão da compensação comercial (off-set).

Após a fase conhecida como Best and Final Offer (BAFO), a empresa do short list que for classificada com a melhor pontuação geral será formalmente declarada vencedora. O contrato de aquisição deverá ser assinado no final do mês de novembro.

Os Acordos de Compensação (off-set) deverão abranger 100% do valor do contrato de aquisição. Está previsto também a entrega de um Sistema de Simulação completo do veículo, que será utilizado para fins de treinamento e formação de operadores

Outro aspecto importante do documento, nas contratações das etapas subsequentes, o modo de aquisição poderá ser alterado.  Cogita-se a possibilidade de ocorrer por meio de uma Operação Governo a Governo (Gov to Gov), ou Operação de Crédito Externo (OCE). 

Esse processo dependerá do acordado com a empresa classificada em primeiro lugar no ranking da Request For Proposal (RFP), que será tornado público ao término da Fase de Negociações, tudo com a finalidade de atender as necessidades atuais do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas.

Também será alocado um Pacote Logístico Contratual (PLC), por meio de um Suporte Logístico Inicial (SLI), por um período de 5 (cinco) anos, podendo ser renovado por períodos equivalentes, a ser regulado por contrato específico.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto