Imagens: Marinha do Brasil
01/03/2021 | Belo Horizonte
Roberto Valadares Caiafa
O Conselho de Administração do Programa da Marinha do Brasil selecionou as propostas apresentadas pelas empresas Damen, Sembcorp Marine e Kership para a construção do novo navio de apoio à Antártica (Napant). O lance vencedor será anunciado em 7 de julho.
Cada uma das empresas mencionadas lidera um consórcio em associação com empresas locais. Dessa forma, a Damen se associou à Wilson Sons e ao Estaleiro Jurong Aracruz. Por sua vez, a Sembcorp ingressou na Naval, enquanto a Kership escolheu a Itaguaí Construçoes Navais como sócia.
O novo Navio de Apoio Antártico (Napant), a ser construído no Brasil, substituirá o Navio de Apoio Oceanográfico (Napoc) Ary Rongel, construído em 1981.
O novo Napant será maior, com maior tonelagem e resistência. O navio será equipado com melhores acessórios para movimentação e proteção de cargas, alimentos e suprimentos, auxiliando na continuidade das pesquisas científicas na Estação Antártica Comandante Ferraz, recentemente reaberta após reforma.
A construção do Napant deve gerar 600 empregos diretos e 6.000 indiretos. Além disso, espera-se que o projeto atinja um índice mínimo de conteúdo local de 45%, calculado pela divisão dos custos diretos de produção local (materiais, serviços e mão de obra direta) pelos custos diretos de produção local e importada. (Custos totais), de acordo com os critérios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).
© Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.
Damen e Wilson Sons apresentam sua proposta para o novo navio antártico do Brasil
A Marinha do Brasil verificará em França a modernização do Siroco
Marinha dispara Penguin usando o MH-16
Navio-Patrulha Macau será transferido para o Setor Operativo da Marinha do Brasil
Navio de socorro brasileiro NSS Felinto Perry será desativado ainda em 2020