Brasil treina suas tropas no sistema de armas UT30 BR de Guaraní 6x6
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Brasil treina suas tropas no sistema de armas UT30 BR de Guaraní 6x6

Imagem 2 CursoOp UT30 BR
|

O Curso de Operação do Sistema de Armas UT30 BR da Viatura Guarani foi ministrado por técnicos da empresa brasileira ARES Aeroespacial e Defesa S.A, nas instalações do Centro de Instrução de Blindados em Santa Maria (RS), no final de novembro corrente.

Diversas instruções teóricas e práticas sobre a torre UT30 BR, seus armamentos, equipamentos e técnicas avançadas de tiro foram apresentadas, como a operação do monitor, dos punhos do atirador e do comandante, e a realização do tiro real com munição 30mm e 7,62mm.

A viatura Guarani armada com a torre UT-30BR possui três armamentos: o canhão automático 30mm ATK BushMaster MK44, a metralhadora coaxial 7,62mm e o lançador de granadas fumígenas 76 mm.

O canhão possui funcionamento elétrico, tipo Chain Gun, onde o conjunto ferrolho do canhão se movimenta através do movimento cíclico de uma corrente, não sendo necessária a utilização dos gases oriundos dos disparos para rearmar.

Este modo de funcionamento proporciona um índice muito baixo de incidentes de tiro e fácil manutenção.

A torre possui dois cofres de munição 30 mm, um com capacidade para 50 cartuchos e outro para 150, então, é possível alimentar o canhão com até dois tipos de munição (perfurante e explosiva) simultaneamente.

Sua cadência inicial é de 200 tiros por minuto e a arma é controlada por uma central eletrônica dedicada. O alcance da munição perfurante é de 3.000 metros e da munição explosiva, 2.000 metros.

A munição é toda estocada na parte externa da viatura, aumentando as chances de sobrevivência da tropa caso o veículo seja atingido por disparos anticarro ou acione minas terrestres.

A metralhadora automática coaxial 7,62mm proporciona alta expectativa de impacto a 500 metros e possui uma cadência de tiro de aproximadamente 700 tiros por minuto (regulável). Diferentemente do canhão, os gases dos disparos são aproveitados para o funcionamento (rearme) da metralhadora.

O terceiro armamento é o lançador de fumígenas, que pode disparar até oito granadas a aproximadamente 30 metros de distância, formando uma cortina de fumaça com cerca de 100 metros de frente.

A cortina de fumaça dificulta a observação da viatura a olho nu e protege mesma contra a telemetria laser dos armamentos inimigos. O operador pode disparar quatro ou oito granadas simultaneamente.

O dispositivo de detecção para ameaça laser conhecido como ELAWS (Elbit's Laser Warning System) alerta o comandante e o atirador quando a torre recebe uma ameaça laser inimiga, informando a direção de origem.

Em uma situação de combate, quando detectada a ameaça, o operador pode configurar a torre para apontar automaticamente na direção ou manualmente, bastando pressionar um botão para realizar o apontamento.

Automatic Target Tracking (Acompanhamento Automático de Alvos), também conhecido como “auto tracking”, é um recurso que permite ao comandante ou ao atirador realizar o acompanhamento de alvos sem a necessidade de interferência humana.

A função “Hunter- Killer” (Caçador-Matador) possibilita ao comandante trazer o armamento para a direção em que ele estiver observando, independente da vontade do atirador.

Por exemplo, suponha-se que o atirador esteja apontando o canhão para uma determinada direção e o comandante observando em outra.

Caso o comandante decida engajar o seu alvo, traz o canhão para seu comando e executa o disparo, sem a interferência do atirador.

Imagens: Centro de Instrução de Blindados/EB



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto