Quinto Guardião é entregue pela Embraer na configuração FOC: Modernização concebida pela Albatross Engenharia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Sistemas (Portugués) >
Modernização

Quinto Guardião é entregue pela Embraer na configuração FOC: Modernização concebida pela Albatross Engenharia

A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e vigilância de fronteiras
Guardiao capa
A 5ª aeronave modernizada em voo - FOC e a mais capaz solução AEW&C do continente. Firma: FAB
|

A Embraer Defesa e Segurança entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a quinta aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, designada na FAB como E-99M, a primeira entregue na configuração FOC - Full Operational Capability – com os sistemas totalmente certificados. 

Os aviões E-99M atuam nas funções de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo, além de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo.

FAB6704 MODERNIZADO EMBRAER 231123 3 scaledRecursos humanos altamente capacitados garantem o E-99M AEW&C como o mais moderno do seu tipo em uso na América do Sul. Firma: Embraer

“A entrega do quinto E-99 na configuração FOC - Full Operational Capability – com os sistemas totalmente certificados para emprego pela Força Aérea Brasileira na proteção do Brasil e de sua soberania nacional, é um marco importantíssimo”, afirmou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As quatro aeronaves entregues previamente serão atualizadas para a versão FOC, para que possam desempenhar plenamente todas as missões para quais foram projetadas”.

Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link

A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.

00 radar eryeyeO radar AESA Erieye também foi modernizado para um padrão semelhante ao novo Global Eye. Firma: Embraer

Com a modernização, a aeronave E-99M passa a contar com os sistemas radar Erieye e Comando & Controle (C2) atualizados, elevando o conjunto de sensores modernizados ao status de "mais eficiente e atual configuração em atividade na América do Sul". 

O quinto Guardião modernizado apresenta novos sistemas de Guerra Eletrônica (Non-CommunicationNCOM), novo IFF Transponder, 7 rádios V/UHF definidos por software, novo sistema de Áudio de Missão de tecnologia VOIP e novo gravador de Áudio e Dados de Missão, além da função Data Link adaptada à nova arquitetura. 

O interior da aeronave também foi atualizado para aumentar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade de operação, com cinco consoles reprojetados e otimizados para melhor emprego dos sistemas modernizados.

Operator station guardiao fabUma das novas estações de trabalho destinadas ao E-99M, ainda durante a fase de integração na aeronave. Foto: Albatross Engenharia

O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. 

A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle, fornecendo seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

O fundamental papel da Albatross Engenharia

Fundada em 2018, a Albatross Engenharia reuniu uma equipe de engenheiros aeroespaciais com a seguinte proposta "superar novos desafios com soluções criativas, visualizar o futuro". 

Foi exatamente o que essa jovem empresa brasileira alcançou quando recebeu uma tarefa colossal logo após ser criada, participar do Programa de Modernização das Aeronaves AEW&C/ISR da Força Aérea Brasileira, conhecidas como "Guardião".

Baseada em São José dos Campos , a empresa reúne competências em Engenharia, Defesa, Aeronave de Missão Especial, Gerência de Obsolescência, Data-Link, Radares, COMINT e ELINT, Desenvolvimento de Software e Desenvolvimento de Hardware

Seu CEO, Juliano Carvalho Sansão, é um "Pesquisador de Integração de Aeronaves ISR, Radar, Datalink e Sistema SEGINT/COMINT de Mobilidade e Carros Elétricos".

Rugged Smart Displays5A nova linha ALB-SDS, exemplo das capacidades de integração de sistemas da Albatross nos E-99M. Firma: Albatross

Sansão possui 22 de experiência trabalhando em modelagem e simulação, certificação, desenvolvimento e integração de sistemas de missão/crítica aeronáuticos e automotivos, plataformas de integração, estações de missão , simuladores aeronáuticos e automotivos, modernização de aeronaves militares, integração de aeronaves ISR e gerenciamento de projetos.

As equipes sob sua liderança já realizaram atividades em diversos países como EUA, Israel, Paquistão, Alemanha, Mauritânia, França, Equador, Peru, Argentina, China e Colômbia.

Painel modernizado t27Painel do T-27M Tuvano modernizado, outro programa que contou com a fundamental participação da Albatross Engenharia. Firma: FAB

Executando essas tarefas, Sansão acumulou experiência com controle de configuração, DO-178B/DO-254, DO-160, MIL-HDBK-1763, MIL-HDBK-516B, ISO 26262, MISRA-C, CMMI, RUP, SoC, HIL, sistemas de tempo real, desenvolvimento de software/hardware e gerenciamento de projetos. 

Também acumulou sólida experiência em sistemas automotivos, principalmente no desenvolvimento de elementos para carros híbridos e elétricos, como inversores monofásicos/polifásicos, protocolo crítico em tempo real, FOTA, baterias, clusters, infotainment e ECUs.

Albatroz primeiro guardiaoEquipe da FAB e da Albatross posa com uma das aeronaves Guardião incluídas no Programa de Modernização. Firma: Albatross

SIGINT (Signals Intelligence)

A Albatross forneceu para a Força Aérea Brasileira, modernos recursos de monitoramento de comunicação, detecção de emissor, detecção LOB (Line of Bearing), dicionário de classificação, decodificação de sinal, precisão de apontamento e alta sensibilidade.

O sistema SIGINT da Albatroz fornece 16 canais paralelos, cobertura de espectro para emissões de sinais digitais de alta frequência e radares de 2MHz a 40GHz, com capacidade de varredura em banda larga de alta velocidade proporcionando alta probabilidade de interceptação de comunicação, Direction Finder e classificação automática de emissores (fixos, burst , jitter e salto de frequência). 

Essas capacidades são conhecidas pela sigla em inglês ISR, de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento.

Sistemas aviônicos

A Albatroz é capacitada para o desenvolvimento de sistemas aviônicos, desde sistemas de armazenamento de energia até computadores de missão paralela. Os aviões E-99M da FAB receberam tecnologias do tipo NCDR (Net Centric Data Recorder), PDPM (Power, Distribution and Protection Module), um gerador de partida de 5 KW, PDHUD (Pico Display Head Up Display), amplificador de radar de banda L de 5 KW, codificadores/decodificadores H.264, computadores de missão e telas inteligentes compactas touch screen, totalmente concebidas e fabricadas no Brasil, usando o mesmo conceito empregado, por exemplo, no Wide Area Display dos caças Gripen adotados pela Força Aérea.

Um dos sistemas desenvolvidos pela Albatross Engenharia, denominado ALB-SDS-001, foi utilizado pela empresa na modernização dos E-99M. 

Esse setup é composto por um encoder/decoder (ALB-ENC-001), computador de missão (ALB-MCU-X1051), tela de 21.5 polegadas, fontes internas e gravador de dados (ALB-DVD-001). Como opcionais, podem oferecidos um encoder/decoder (ALB-ENC-001), chaveador/combinador de vídeo (ALB-SWT-VID), tela de 12 a 27 polegadas, fontes internas e gravador de dados (ALB-DVD-001).

Linha ALB-SDS

Apresentados pela Albatross como uma nova linha de Rugged Smart Displays, desenvolvidos inteiramente no Brasil, a série ALB-SDS é composta de computadores de missão com capacidade de processamento de 2 a 12 TERAFLOPS (CUDA) integrados com tela de 17 a 33 polegadas, teclas OSS opcionais, e sistema touch screen capacitivo adequados para operação com luvas, oferecendo todos os recursos combinados de um poderoso computador de missão, servidor de dados, roteador ethernet, matriz de vídeo, encoder/decoder inteligente, e gravador digital.

Rugged Smart Displays1 A parte traseira de um console ALB-SDS da Albatross Engenharia, com suas conexões. Firma: Albatross Engenharia

 Ainda, possui encoders internos capazes de combinar, identificar padrões, compactar e realizar diversas operações em até 4 fontes de vídeo simultâneas. Sua capacidade combinada permite uma solução completa para plataformas ISTAR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisiton and Reconnaissance), oferecendo interface/fusão para os mais diferentes tipos de sensores/sistemas, sendo os principais câmera  eletro-ópticas e infravermelho EOS/IR, SEGINT (COMMINT+ELINT), AIS, ADS-B, Radar, ESM, FMS, VIDAR, LIDAR e Farol de Busca

Rugged Smart Displays3A


Integração do Sistema ISR

O sistema de missão centrado na rede arquitetado pela Albatroz é capaz de integrar praticamente qualquer sensor para proporcionar uma vantagem tática por meio de técnicas de fusão de dados e coleta e distribuição de inteligência, ampliando os requisitos de C2 e C4. 

O sistema ALBATROSS é uma solução pronta para uso flexível ao cliente, que integra as suas soluções e preserva sua soberania. O sistema de missão ALB-SDS integrou no E-99M* radares, sistemas eletro-ópticos, LIDAR, VIDAR, luzes de busca, MAGE, COMMINT, ELINT, datalink, sistemas multiespectrais, sonar buyo, AIS, ADSB e sistemas ESM.

*De acordo com o pacote, a Albatross pode integrar sistemas de terceiros ou fornecer o sistema COMMINT e ELINT, computador de missão, tela inteligente, tela tática, transponders AIS e ADSB e interface de radar.

Operator station guardiao1 fabOs consoles para os operadores são todos nacionais, projetados e integrados pela Albatross Engenharia. Firma: Albatross Engenharia

A Albatross é uma empresa genuinamente Brasileira, que desenvolve e fornece um amplo portifólio de sistemas e produtos aéreo e terrestres para defesa, segurança e aplicações comerciais.

Customiza e adapta tecnologias, habilidades de integração, conhecimento de mercado e sistemas operacionalmente comprovados, aos requisitos individuais de cada cliente em plataformas novas ou existentes.

Atualiza e gere obsolescência de plataformas existentes com tecnologias avançadas, fornecendo aos clientes soluções com foco no custo-benefício, proporcionando melhor eficiência e eficácia operacional frente a novos cenários e desafios tecnológicos.

Avión E-99M. Fotos: Fuerza Aérea BrasileñaEmbraer





Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto