No último dia 14 de maio de 2024, o Parque Tecnológico de Inovação (PIT) da cidade de São José dos Campos (São Paulo) foi palco de um encontro importante para o Brasil e a França: a 1ª Reunião do Comitê de Armamento Brasil-França.
Este evento marca o início do Plano de Ação da parceria estratégica entre as nações, firmada pelos Presidentes Luiz Inácio da Silva e Emmanuel Macron, juntamente com a Carta de Intenções entre a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) e a Direction générale de l'armement (DGA) em março de 2024, em Brasília, e que deu origem ao Comitê.
Os objetivos dessa reunião foram prospectar novos mercados de interesse comum para a comercialização de Produtos de Defesa das Bases Industriais do Brasil e da França, além de favorecer empresas dos dois países em exportações de Produtos de Defesa e desenvolver novas parcerias estratégicas.
Como exemplos de sucesso entre Brasil e França, destacam-se o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e o Programa HX-BR, que contratou a produção de 50 helicópteros EC-725/H-225 pela empresa Helibras, subsidiária da Airbus Helicopters.
Firma: PIT
Um dos dirigentes presentes ao encontro, o general de divisão R1 Ricardo Rodrigues Canhaci, atualmente presidente da Imbel, ao falar sobre a escolha do PIT como sede, enfatizou: “Uma escolha muito oportuna, inteligente e fantástica porque é importante mostrarmos para essas delegações estrangeiras todo esse potencial tecnológico do Brasil e não há lugar que retrate melhor isso do que o Parque. Estamos no lugar certo, inspirando essas reuniões em um ambiente de inovação, busca por novas tecnologias e aplicação de conhecimento”, comentou Canhaci.
Para esta primeira reunião do Comitê de Armamento, o PIT foi selecionado na busca por identificar empresas do Parque além da Embraer S.A., visando prospectar possíveis negociações futuras.
Essa aproximação entre as duas nações no Parque Tecnológico de Inovação representa um marco na criação de novas oportunidades e no reconhecimento da capacidade do ecossistema.
Jeferson Cheriegate, presidente do PIT, General Ricardo Canhaci, presidente da Imbel e Daniela Villas Bôas, coordenadora do Cluster Aeroespacial & Defesa. Firma: PIT