A francesa Thales anunciou o estabelecimento de um processo para modernização de nove sistemas de radar de controle de tráfego aéreo, contrato que será executado pela subsidiária brasileira Omnisys.
No escopo desse documento também está incluída a entrega de uma nova estação de radar em Presidente Prudente (SP), que representa a 133ª estação para radares de controle do tráfego aéreo da companhia operando no espaço aéreo brasileiro.
A modernização desses nove radares inclui atualizações com tecnologia avançada capaz de detectar alvos em 3D, tanto em baixa quanto em alta velocidade. Também inclui integração entre o Modo S 1 e o sistema ADS-B, permitindo maior precisão na identificação de aeronaves cooperativas e não cooperativas. A atualização inclui recursos de proteção eletrônica para garantir uma operação eficaz, mesmo na presença de interferência eletromagnética, garantindo vigilância contínua e confiável.
Certificado pelo Ministério da Defesa do Brasil como Produto Estratégico de Defesa (PED) e fabricado na sede da Omnisys em São Bernardo do Campo, próximo da cidade de São Paulo, o novo Radar de Vigilância Primário TRAC NG e Secundário RSM NG, montados em conjunto, foram instalados no aeroporto de Presidente Prudente (São Paulo) e preparado para futura implementação de IFF (Identificação, Amigo ou Inimigo).
O lançamento desta estação de radar faz parte de uma estratégia mais ampla para manter os céus brasileiros cada vez mais seguros.
O radar ampliará a capacidade de fiscalização do tráfego aéreo, melhorando significativamente a segurança e a eficiência operacional do Aeroporto Presidente Prudente, o terceiro mais movimentado do interior do estado de São Paulo e way point recorrente para diversos voos ilegais que entram no Brasil pelas fronteiras do Centro Oeste e tentam acessar a grande São Paulo usando um aeroporto movimentado que está localizado a 160 km por terra.
“Esta iniciativa representa um passo estratégico na renovação da rede de radares do Brasil, garantindo maior confiabilidade operacional e alinhamento com as atuais demandas de controle de tráfego aéreo”, afirma o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor Geral do DECEA. “O DECEA orgulha-se dos significativos avanços operacionais e do nível de eficiência alcançados no sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, reconhecido como referência mundial. A Thales, graças às suas soluções de ponta e ao seu compromisso com a localização, é uma importante parceira da Força Aérea Brasileira. Valorizamos muito esta parceria e esperamos continuar a colaboração para aprimorar ainda mais as nossas capacidades.”
“Com 133 radares para Controle e Gerenciamento de Tráfego Aéreo produzidos e entregues no Brasil, a Thales confirma seu compromisso em entregar o que há de melhor em tecnologia, contribuindo para a segurança do espaço aéreo brasileiro. A produção local não apenas reforça, mas também destaca nossa dedicação em inovar para atender às necessidades específicas de nossos clientes. O contrato de modernização é fundamental para manter a base instalada de radares no mais alto nível tecnológico, além de garantir alta confiabilidade operacional. Estamos comprometidos em desenvolver tecnologia que atenda aos desafios atuais e futuros do espaço aéreo e da segurança nacional”, acrescenta Eric Huber, Vice-Presidente de Radares de Superfície da Thales.