F-AIR 2025: Gripens brasileiros sobrevoam a Amazônia pela primeira vez a caminho da Colômbia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

F-AIR 2025: Gripens brasileiros sobrevoam a Amazônia pela primeira vez a caminho da Colômbia

Caças viajam pela Amazônia apoiados por um jato de transporte Embraer KC-390 Millennium
Gripen E Colômbia
|

Dois caças SAAB Gripen F-39E da Força Aérea Brasileira, matrículas FAB 4105 e FAB 4108 fizeram uma escala técnica no município fronteiriço de Tabatinga, na Amazônia brasileira, em rota para a Colômbia, onde participam da F-AIR 2025, uma das mais importantes feiras aeroespaciais da América Latina.

Os caças, apoiados na missão por uma aeronave Embraer KC-390 Millennium, comprovam a capacidade expedicionária da aviação militar brasileira ao pousarem no Aeroporto Internacional de Tabatinga

O trio de aviões militares brasileiros decolaram da Base Aérea de Anapólis com proa de Manaus, onde fizeram uma escala antes de aproar Tabatinga, na fronteira Brasil/Colômbia/Peru, região conhecida como "Cabeça do Cachorro".

Snapshot 32
Os caças na pista de Tabatinga (AM). Firma: reprodução Internet

O voo dos caças Gripen E sobre a Amazônia brasileira e internacional estão repletos de desafios técnicos, tanto na viagem de ida quanto na viagem de volta.

Projetado para operar com eficiência em diferentes cenários geográficos, o Gripen mostrou-se plenamente adaptável às exigências da região amazônica, com seus grandes vazios operacionais e clima desafiador. 

A combinação de aviônicos de última geração, alcance estendido com emprego de reabastecimento em voo e capacidade de comunicação avançada tornam o caça uma ferramenta estratégica para a soberania aérea do Brasil.

O Gripen F-39E está sendo desenvolvido pela Embraer (Brasil) e pela Saab (Suécia), com transferência de tecnologia que fortalece a indústria aeroespacial brasileira.

Com sensores modernos como o radar AESA fabricado pela italiana Leonardo, uma capacidade de guerra eletrônica que permite a sua ocultação no céu e a surpreendente habilidade para pousar e decolar em pistas curtas e trechos de rodovia, a aeronave representa um salto qualitativo para a aviação de combate brasileira, especialmente em regiões remotas como a Amazônia.

Snapshot 24
Um jato de transporte KC-390 apoia os dois Gripens nessa viagem. Firma: reprodução Internet

A Visita a Colômbia: F-AIR 2025

A F-AIR (Feria Aeronáutica Internacional de Colombia) é um dos eventos mais relevantes da indústria aeronáutica na América Latina. 

Realizada em Rionegro, próximo a Medellín, a feira reúne forças aéreas, fabricantes e entusiastas de todo o mundo para apresentações aéreas, exposições de tecnologia e estreitamento de cooperações bilaterais.

O trio de aeronaves da Força Aérea Brasileira já chegou a Colômbia e estão prontas para mostrar do que são capazes nos céus de Rio Negro. 

Enquanto a sociedade colombiana vai conhecer o seu novo avião de combate, os militares, políticos e executivos de Brasil, Suécia e Colômbia deverão aproveitar o evento para continuar as discussões sobre como será o programa de produção para os jatos encomendados pelas Colômbia.

Os destaques do estande da Saab durante a F-AIR 2025 ficam por conta de uma réplica em tamanho real e um simulador do Gripen E acessíveis para o público; um radar Giraffe 1X e a tecnologia r-TWR (Torres Digitais).

Durante o evento, a Saab também participa da programação acadêmica a partir do dia 10 com Micael Johansson, presidente e CEO da Saab, que falará sobre as tendências globais em defesa e segurança, com foco especial na Europa; Marcus Wandt, astronauta sueco e primeiro piloto do Gripen E, que fará uma apresentação exclusiva no dia 10 de julho; e Jussi Halmetoja, piloto do Gripen, que abordará os desafios do poder aéreo moderno no dia 11 de julho.

A F-AIR Colômbia está sendo realizada em Rionegro, Medellín, Colômbia, de 9 a 13 de julho de 2025.

Snapshot 33
Um dos F.39E em Tabatinga (AM). Firma: Reprodução Internet



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto