Embraer entrega a primeira aeronave E-99M à Força Aérea Brasileira
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Embraer entrega a primeira aeronave E-99M à Força Aérea Brasileira

Avión E-99M. Fotos: Fuerza Aérea BrasileñaEmbraer
|

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira na planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP), foi entregue a primeira aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo (E-99M) a Força Aérea Brasileira. Mais quatro aeronaves do modelo também estão sendo modernizadas.

Entre as novidades, atualização de todos os sistemas de missão e subsistemas relacionados, como os de guerra eletrônica, comando e controle, contramedidas eletrônicas e do radar de vigilância aérea, ampliando a capacidade da FAB de execução de missões de Controle e Alarme em Voo e Reconhecimento Eletrônico, dentre outras.

O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz.

Além da modernização, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira.

A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle.

Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

Outra brasileira que tem importante papel na modernização dos Echo Nove Nove é a Albatross Engenharia, registrada na Abimde (Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança) como uma representante autorizada da Wescam Inc (subsidiária da L3Harris Technologies Inc) e capacitada para realizar a manutenção e integração de câmeras da série MX-15 no Brasil.

A empresa, além de suprimir obsolescências do projeto também fornece para os E-99M os smart-displays dos operadores (tela touch-screen sensível a operação com luvas, sistema de missão com novo computador, coolers e sistema DVR), sensor óptico giroestabilizado atualizado e outros componentes críticos classificados.

Ainda pouco conhecida, e com apenas dois anos de mercado, a Albatross é responsável pela nova configuração do Embraer T-27M Tucano modernizado, cujo 1º protótipo voou recentemente, e tem decisivo papel na modernização dos R-99 de sensoriamento/vigilância/inteligência.

A Albatross também é a fornecedora do core de missão do blindado 4x4 Gladiador II, do Grupo Inbrafiltro, entre outras atividades envolvendo tecnologia de ponta na área de Defesa.

Echo Nove Nove Mike

Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, com mais de 1.200 unidades entregues e 30 milhões de horas de voo, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link.

A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.

Essa aeronave será fundamental na Defesa Aérea do Brasil, operando em parceria com os novos caças F.39 Gripen que começam a ser entregues armados com mísseis MBDA Meteor e Diehl Defence Iris-T.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto