ANAC concede à XMobots primeiro certificado para VANT privado e civil no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

ANAC concede à XMobots primeiro certificado para VANT privado e civil no Brasil

Xmobts2
|

(Infodefensa.com) Sao Paulo - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) para empresa privada no Brasil. Com isso, a XMobots, responsável pelo desenvolvimento do VANT Nauru 500, passa a ser a única empresa do país autorizada pela ANAC a fazer voos experimentais voltados à pesquisa e desenvolvimento do avião-robô. Até então, apenas a Polícia Federal possuía aeronaves não tripuladas para uso civil aptas a voar em território nacional.

Sediada no polo tecnológico de São Carlos (230 Km de São Paulo), a XMobots iniciou junto à ANAC o processo de obtenção do CAVE em novembro de 2012, trabalho que também envolveu a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Com a emissão do CAVE, a empresa demonstrou que sua aeronave atende aos rigorosos requisitos determinados pela ANAC, atestando sua capacidade técnica e também seu interesse no atendimento das solicitações relacionadas à segurança e à documentação operacional do projeto.

“Esse é o primeiro passo que uma empresa fabricante de VANTs precisa dar para atingir o objetivo de operar comercialmente os aviões. Com esse CAVE de Pesquisa e Desenvolvimento, nosso objetivo é continuar aprimorando o equipamento e, ao mesmo tempo, demonstrar para a ANAC o seu nível de confiabilidade”, explica o diretor da empresa, o engenheiro Fábio Henrique de Assis.

Como se trata de um setor relativamente novo no país, essa regulamentação precisa avançar para garantir a máxima segurança nas operações que envolvem a utilização de VANTs”, analisa o diretor da XMobots.

Fotos: XMobots



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto