Brasil inicia a construção das fragatas Tamandaré com o corte da primeira chapa
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil inicia a construção das fragatas Tamandaré com o corte da primeira chapa

Tamandare first cut steal1
O corte da primeira chapa marca o início oficial da construção da fragata classe Tamandaré (Imagem: Consórcio Águas Azuis)
|

Marinha do Brasil e a Emgepron, a Thyssenkrupp e o Consórcio Águas Azuis/Estaleiro Brasil Sul deram um simbólico mas importante passo no Programa Fragatas Classe Tamandaré com o início formal da construção do primeiro navio. 

Os colaboradores do Estaleiro Brasil Sul e da Águas Azuis se reuniram em Itajaí (SC) para acompanhar o processo totalmente automatizado de corte da primeira chapa que será usada na produção do casco e da superestrutura da futura F200 Meko Frigate BR.

Tamandare first cut steal2

A cerimônia reuniu toda a força de trabalho envolvida na construção da primeira fragata classe Tamandaré (Imagem: Consórcio Águas Azuis)

Finalmente, a construção começa!

Há cerca de três anos, após dois anos de um longo processo de escolha de uma parceria para a obtenção, por construção no Brasil, de uma classe de navios escolta destinada à renovação dos meios da Esquadra, onde importantes consórcios internacionais participaram com o que tinham de melhor a ofertar, coube à Emgepron, com apoio técnico da Marinha do Brasil, a tarefa de elaboração e fiscalização da execução do contrato com o então consórcio vencedor.

Constituído como Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis, esse consórcio é formado pela empresa alemã thyssenkrupp Marine Systems e as brasileiras Embraer e Atech.


Após um ano de negociação, o contrato foi assinado em 4 de março de 2020 e teve seu início de execução em 4 de setembro do mesmo ano.

Em 5 de setembro de 2022, decorridos dois anos de mobilização e preparação das instalações fabris no estaleiro thyssenkrupp Brasil Sul, em Itajaí (SC), foi inaugurada a fase de construção com o corte da chapa do casco do primeiro navio da classe.

305120775 1129095061349774 2032601444688141426 n

(Imagem: Emgepron)

A chapa cortada se destina à confecção do primeiro bloco de uma série de 55 blocos e unidades de edificação que, uma vez unidos, comporão o casco e a superestrutura da fragata.

A cerimônia de batimento da quilha, simbolizada pela união dos dois primeiros blocos do navio, está prevista para ocorrer em março de 2023. 

O lançamento da Fragata “Tamandaré” está previsto para junho de 2024 e a sua entrega para a Marinha do Brasil em dezembro de 2025.


O Programa contempla ainda a entrega subsequente de mais três Fragatas até dezembro de 2029, importantes e tão necessários meios de operação para a garantia dos objetivos estratégicos do Poder Naval. 

Tamandare first cut steal4

(Imagem: Consórcio Águas Azuis)



Recomendamos


Lo más visto