Brasil conclui compra de 27 helicópteros Airbus H125 Esquilo para sua Força Aérea e Marinha
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >
Contrato

Brasil conclui compra de 27 helicópteros Airbus H125 Esquilo para sua Força Aérea e Marinha

A aquisição dessas aeronaves é resultado de uma renegociação do programa HX-BR pelo qual cada força cedeu um H225M
CONTRATO HELIBRAS FAB H125 e1663270154299
|

Após um extenso processo de renegociação, a Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil assinaram, no dia 15 de setembro, um contrato para aquisição de 27 helicópteros H-125 da empresa Airbus Helicopters / Helibras, que irão garantir a formação dos pilotos dessas forças armadas pelas próximas décadas.

Essa rúbrica viabiliza a produção no Brasil e entrega de quase trinta helicópteros de treinamento dentro do novo Programa TH-X: 12 helicópteros H125 Esquilo serão  produzidos e entregues a FAB e outros 15 do mesmo modelo para a Marinha.

Brasil renuncia a tres helicópteros H-225M y a cambio adquirirá 27 H-125 Esquilo

Esquillo monoturbina da Aviação Naval da Marinha do Brasil (Imagem: Roberto Caiafa)

Estiveram presentes o Comandante do Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, do Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra Almirante Emerson Gaio Roberto e o Vice-presidente da Airbus Helicopters para a América Latina, Senhor Alberto Robles.

O novo formato renegociado desse contrato foi revelado no mês de maio último pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, durante um café da manhã com a Imprensa em Brasília.

Como principais benefícios dessa renegociação, a linha de produção da Helibras em Itajubá (MG) recebe novas encomendas e mantêm sua capacidade produtiva entregando um helicóptero líder absoluto no mercado brasileiro militar e parapúblico/aeromédico, o H-125 Esquilo.

Esquilo Helibras Caiafa

Linha de montagem dos H-125 na Helibras em Itajubá, MG (Imagem: Roberto Caiafa)

Outro importante ganho, a padronização da frota das forças com um modelo atualizado de um clássico, sucesso mundial na sua categoria, nas tarefas de treinamento, ataque ligeiro, reconhecimento e ligação.

Isso vai maximizar a economia de recursos com o gerenciamento de uma frota renovada, tecnologicamente atualizada e amplamente reconhecida no Brasil.

O Programa HX-BR já havia passado por um grande desgaste em 2015, quando foi anunciado o seu congelamento por dois anos, entre 2017 a 2019, com mais um ano de atrasos sendo adicionado devido a questão do groundeamento da frota mundial de H-225 em 2016.

Digit 02441

H-125M (Imagem: Airbus Helicopters)

Los nuevos helicópteros H125 contarán con una cabina digital G500H TXi y VEMD (Vehicle & Engine Multifunction Display) y serán compatibles con el uso de gafas de visión nocturna (NVG). 

También incluirán diferentes tipos de equipos de misión, como un cabrestante y un gancho, para que la formación de los futuros pilotos sea lo más representativa posible de sus misiones.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto