Avibras está disposta a transferir tecnologia e fabricação na Espanha para o programa Silam em conjunto com a NTGD
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Avibras está disposta a transferir tecnologia e fabricação na Espanha para o programa Silam em conjunto com a NTGD

A transferência de tecnologia do sistema Astros prevista na cooperação dependerá das necessidades do Governo espanhol
Captura de pantalla 2023 09 26 a las 9.22.48 1024x674
A presidente da empresa NTGS, Sra. Elaine da Silva (esq), e Marcelo Ortiz Herrerin, diretor de vendas internacionais da Avibras. Foto: NTGS
|

A Avibras Aeroespacial e Defesa confirmou a intenção de estabelecer parceria estratégica com a New Technologies Global Systems (NTGS), indústria de defesa espanhola, com foco na expansão dos seus negócios no mercado internacional. 

A estratégia é tornar-se uma empresa multinacional através de parceria com empresas espanholase assim consolidar a instalação de uma filial europeia. 

O acordo permitirá a empresa brasileira e sua parceira espanhola candidatarem-se como fornecedores do programa do novo Sistema Lançador de Alta Mobilidade (SILAM) para o Exército espanhol,  oferecendo a produção local do Sistema de Artilharia de Mísseis e Foguetes ASTROS, provado em combate e consolidado no mercado mundial de defesa. 

AV-MTC-FIrmar a Gabriel Macfo


A transferência de tecnologia do sistema Astros,  prevista na cooperação, vai depender das necessidades do governo espanhol e, segundo a Avibras afirma, a propriedade intelectual dessas tecnologias permanecerá no Brasil. 

Além de estar focada em sua recuperação econômico-financeira para ampliar a sua participação no mercado internacional, a Avibras está adotando uma série de estratégias e ações para tornar-se ainda mais competitiva, entre elas, a construção de parcerias estratégicas para robustecer ainda mais o seu portfólio de produtos de alto valor agregado e explorar ainda mais as oportunidades de exportação, ampliando a sua presença no mercado global.

AVIBRAS 2a

O namoro da Avibras com os espanhóis não é novidade no mercado de Defesa brasileiro. Em 2018, o Exército Espanhol enviou uma comitiva ao Brasil para conhecer o Astros e a Avibras , chefiada pelo General de Divisão Fernando Garcia y Garcia de las Hijas, então Diretor de Aquisições do Comando Logístico.

Visita Avibras (14)Um míssil de cruzeiro AV-MTC no rig de testes, executando uma missão simulada, nos secretos laboratórios da Avibras, no início de 2023. Foto: Avibras


Em novembro de 2021, a Avibras e a SMS (ESCRIBANO M&E,GMV, NAVANTIA Sistemas and SENER Aeroespacial) assinaram um acordo de parceria para trabalharem juntas no desenvolvimento de mísseis e foguetes guiados .

O Programa SILAM tem considerado três opções de sistemas, a 1ª delas baseada no lançador de foguetes sul-coreano Hanwa Chunmoo em associação com a empresa espanhola Tecnesis 3000; a 2ª,  uma aliança da NGTS com a brasileira Avibras para produzir um sistema baseado nos Astros; e a 3ª, um desenvolvimento espanhol do sistema PULS da israelense Elbit Systems por um consórcio formado por Expal, Escribano, GMV e Iveco.


Nota do Autor: O release do Consórcio IBERMISIL obtido por Infodefensa, e que deu origem a nota publicada no dia 27/09 só não explica em seu texto que o projeto do míssil de cruzeiro AV-MTC 300 e todas as atualizações Astros 2020, incluindo o foguete de 150 km e novos sistemas de orientação, são de propriedade intelectual do Exército Brasileiro, e sem a anuência deste, o proposto TTP não pode existir (a verificar as questões relativas a royalties). 

Visita Avibras (12b)O laboratório e bancada de testes aerodinâmicos de propulsão do AV-MTC, mostrados pela primeira vez ao mundo em Infodefensa no início de 2023. Foto: Avibras



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto