A Portaria Nº 788, do Comando do Exército, de 6 de junho de 2024, designou um militar brasileiro para viagem de serviço ao exterior em Israel.
O major do quadro de material bélico (QMB) Mauro Lúcio Nunes dos Santos, do Comando Logístico (COLOG), acompanhou, como Gerente de Cargas, o recebimento do sistema de armas Spike (Atv PVANA G5 – D2-D056), a partir da cidade de Haifa, no Estado de Israel, entre os dias 14 a 19 de junho de 2024.
A rota do KC-390 durante sua rápida passagem por Israel. Firma: Flight Radar
A carga, que incluiu os 100 mísseis anticarro em seus cases de armazenamento, 10 simuladores de treinamento para operadores e 10 lançadores funcionais, foi embarcada em uma aeronave Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Ovda, no sul de Israel, no dia 17 de junho, a aeronave retornando logo depois ao Brasil.
A Base Aérea de Ovda é um aeródromo militar que abriga unidades Agressor da IAF (Força Aérea de Israel) equipadas com caças F-16 C/D que simulam aeronaves inimigas nos intensos treinamentos hiper realistas que os israelenses realizam ali, inclusive com a participação de algumas nações aliadas.
A faina do KC-390 FAB 2858 no dia 17 de julho, embarcando carga em Ovda (Israel). Firma: Infodefensa