R 1 bilhão para aquisição do Gripen NG
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

R 1 bilhão para aquisição do Gripen NG

Gripen Saab br
|

(Infodefensa.com) São Paulo – Durante reunião do Comitê de Acompanhamento do Projeto F-X2 no Ministério da Defesa, na última semana, foi anunciado um crédito total na ordem de R$ 1 bilhão destinado a aquisição dos caças SAAB Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB). Para membros do Alto Comando da FAB, isso demonstra o comprometimento do governo com o projeto. Pelo cronograma original, o contrato deverá ser assinado até dezembro deste ano. A previsão é que os 36 caças sejam entregues entre 2019 e 2024.

Além da disponibilização dos recursos, o projeto F-X2 também deverá receber incrementos no quesito transferência de tecnologia. A participação da indústria brasileira de defesa nesse projeto, de acordo com as negociações em curso, terá maior impacto no resultado final do que o anteriormente previsto. A partir de 2015, mais de uma centena de técnicos, engenheiros e outros profissionais da indústria de defesa brasileira terão de se mudar para Linköping, cidade localizada no sul da Suécia, onde iniciarão o processo de transferência de tecnologia dos caças Gripen NG.

Marinha do Brasil com Sea Gripen?

Na reunião do comitê também foi debatida a possibilidade da inclusão, no pacote de transferência de tecnologia, de estudos sobre a viabilidade de desenvolvimento de uma versão navalizada do caça e conhecida como Sea Gripen, para emprego pela Marinha do Brasil. Esse estudo entraria como offset (tipo de compensação comercial comum em acordos de importação) do contrato e representaria um enorme ganho logístico (caso adotado) para as Forças Armadas brasileiras em termos de ciclo de vida, manutenção e operação da aeronave e interoperabilidade, ou seja, a capacidade das três Forças conversarem entre si usando equipamentos similares e padronizados.

A posição do Sea Gripen recebeu um importante reforço recentemente com o anúncio do interesse da Índia por uma versão navalizada do caça, considerado uma opção eficaz frente aos constantes atrasos verificados no programa do caça nativo indiano "Tejas", do qual se previa o desenvolvimento de uma versão embarcada em navio-aeródromo.

Wide Area Display para Gripen NG

Segundo rumores noticiados internamente, a Força Aérea Brasileira já definiu a configuração final do cockpit dos seus Gripen NG, com a tecnologia Wide Area Display. Os suecos da SAAB, preocupados com o apertado cronograma de desenvolvimento do novo avião, vinham se mostrando refratários a ideia por entenderem que problemas na integração da nova solução poderiam causar atrasos a todo o programa. Nas últimas aparições públicas em feiras, a SAAB exibiu o cockpitsimulador já conhecido, com três telas MFD e HUD grande angular. Na proposta brasileira, esses três MFD darão lugar a um único mostrador digital touch panel reconfigurável pelo piloto, que pode assim personalizar os instrumentos e sensores para o seu estilo de pilotagem e gerenciamento de cabine.

A AEL Sistemas já apresentou uma proposta nessa linha, chamada de Cockpit NG, na FIDAE 2014, os trabalhos encontram-se bastante adiantados, inclusive com a prontificação de protótipos de hardware e software. Esse arranjo pode ser integrado ao Gripen NG com o acréscimo do capacete DASH/TARGO, do tipo HMD. Anteriormente, a AEL Sistemas cooperou bastante com a Boeing no desenvolvimento de solução semelhante, prevista para emprego no F-18E/F Super Hornet caso o avião estadunidense fosse o escolhido do programa FX-2.

Imagen: Saab y AEL Sistemas



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto