Avibras realiza terceira campanha de disparos do Astros 2020
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Avibras realiza terceira campanha de disparos do Astros 2020

Astros
|

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), unidade especializada da Força Aérea Brasileira, foi palco operacional, durante a primeira quinzena de julho, da 3ª etapa do Projeto Estratégico do Exército Brasileiro (PEE) ASTROS 2020, conduzido pela empresa Avibras, numa operação de lançamento de artefatos em desenvolvimento, inserida no Acordo de Mútua Cooperação entre o CLBI e a empresa brasileira.

O vice-diretor do CLBI e coordenador geral da operação, tenente-coronel aviador Sidney Miguel Lima, ressaltou a importância do acordo que, segundo ele, “além de atender às necessidades do Exército Brasileiro (e da empresa), mantém os meios operacionais do centro manutenidos e seus recursos humanos qualificados”.

A programação contou com a chegada de material e pessoal da Avibras ao Centro, preparação do campo de lançamento, ensaios e testes e os lançamentos propriamente ditos.

Todos os detalhes dos procedimentos de segurança foram checados e executados.

Entre os artefatos, foram observados disparos dos novos foguetes guiados SS80 (80 km de alcance) e do míssil tático de cruzeiro AV-TM 300 (300 km de alcance).

O primeiro faz parte de uma nova "família" de projéteis guiados, e o segundo é o míssil cruise do sistema Astros 2020, uma arma extremamente sofisticada, precisa e com grande potencial dissuassório.

Para prover a segurança, participou da campanha de disparos uma aeronave de patrulha e esclarecimento marítimo P-95 Bandeirulha da FAB (3°/7° Grupo de Aviação), monitorando a área reservada para a queda dos artefatos.

A Marinha do Brasil também esteve presente por meio do Navio Patrulha Goiana, da Base Naval de Natal.

Ao final da operação, o vice-presidente da AVIBRAS e diretor de Engenharia, Flávio Cunha, declarou que o sucesso desta etapa foi garantido pela proficiência técnica das equipes envolvidas e pela disponibilidade operacional dos meios: “Novamente a qualidade operacional dos recursos humanos, aliada ao meios operacionais do CLBI, garantiram a segurança e o pleno sucesso da campanha de lançamentos”.

O gerente do Projeto Estratégico ASTROS 2020, general-de-brigada José Júlio Dias Barreto, também ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Sem dúvida, a parceria entre o CLBI e a AVIBRAS promove condições logísticas, operacionais e de segurança ideais para o êxito nos processos de avaliação de sistemas e equipamentos em desenvolvimento pela empresa brasileira".

Imagens: CLBI/Avibras/Força Aérea Brasileira



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto