(Infodefensa) São Paulo –– O Departamento de Polícia Federal irá utilizar equipamentos optrônicos portáteis para assegurar a segurança do entorno dos estádios e o acompanhamento das delegações oficiais. Esses equipamentos de alta tecnologia têm capacidade de gravar e transmitir imagens à um Centro de Comando e Controle. Essa mesma tecnologia já é empregada nas maiores organizações de Segurança Pública e Defesa do Mundo.
Um das soluções é o JIM LR da Sagem Optovac (Grupo Safran), binóculo multifuncional de longo alcance (integrado a telêmetro, visão diurna, visão termal, bússola digital, GPS, processamento de imagem e designador de alvo). Ele é capaz de detectar uma pessoa à aproximadamente 5,8 Km, reconhecer à 2 km e identificar a 1 km, e independente da luz do dia, permitir “acompanhar o alvo” com precisão. Isso garante o monitoramento de ações veladas (secretas), operações táticas e aéreas e em caso de crise, auxiliar no disparo de precisão, isso tudo integrado a uma central de comando e controle.
Além da Polícia Federal, a Aviação do Exército também utilizará a tecnologia em quatro aeronaves EC 725, equipadas com sistemas que ajudarão a garantir a segurança durante a Copa do Mundo. O fabricante já tem diversos equipamentos no Brasil disponíveis para testes e homologações, uma linha de montagem pronta e funcional (com pessoal treinado) e deverá participar de licitações em andamento nas três forças armadas e órgãos federais de segurança pública.
Fotos: Roberto Caiafa