Exército aprova diretrizes para aquisição e implantação do Sistema Antiaéreo Gepard no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Exército aprova diretrizes para aquisição e implantação do Sistema Antiaéreo Gepard no Brasil

GEPARD Gepard 1a2 sideview
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - Segundo a Portaria Nº 31-EME, de 7 de março de 2013, está aprovada a Diretriz para aquisição e implantação do Sistema Antiaéreo Gepard 1A2 dentro do Projeto Estratégico do Exército (PEE) Defesa Antiaérea. Conforme o documento, a DA Ae é estruturada para ser empregada nas diversas faixas de altura e de alcance, deste modo enfrentando diferentes tipos de ameaça. O Gepard 1A2 integra o Sistema Operacional DA Ae para emprego na faixa de baixa altura (até 3000 m), realizando a defesa antiaérea da Força Terrestre, bem como contribui para a proteção das estruturas estratégicas terrestres brasileiras e áreas sensíveis, cuja ameaça aérea inclui, entre outros tipos de vetores, as aeronaves de ataque ao solo, caças-bombardeiros, helicópteros, veículos aéreos não-tripulados (VANT), mísseis (Msl) balísticos e de cruzeiro, foguetes e morteiros.

Considerando o emprego do Gepard na defesa de forças blindadas no terreno, o Exército decidiu mobiliar com este sistema a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e a 6ª Brigada de Infantaria Blindada, grandes organizações militares altamente móveis, com grande poder de fogo e alta eficácia no combate convencional terrestre, mas até aqui desguarnecidas de um sistema operacional de defesa antiaérea em condições plenas para engajar aeronaves e helicópteros operando na baixa altitude. Com a desmobilização do Gepard pelo Exército Alemão, verificou-se uma oportunidade de mobiliar as Brigadas Blindadas do EB com uma DA Ae compatível com o material, tanto em mobilidade e proteção blindada, quanto em facilidade de apoio logístico, tendo em vista o carro possuir chassi e motorização semelhante ao Leopard IA5 utilizado pelo EB. Trata-se de um sistema de armas autônomo altamente móvel, com alta prontidão operacional, pequeno tempo de reação e capaz de fazer frente a uma variada gama de ameaças, tendo sido modernizado há cerca de três anos, dentro de um cenário que o manteria em uso até 2030, cumprindo a sua missão original, proteger as unidades Leopard. Um dos principais objetivos durante o desenvolvimento do modelo, além do seu desempenho contra alvos aéreos, foi obter um ajuste perfeito com as tropas blindadas equipadas com o Leopard 1 ou 2.

A Krauss-Maffei Wegmann (KMW), fornecedor do Sistema AAe GEPARD, tem larga experiência em manutenção, reparo e inspeção dos sistemas, bem como no seu apoio. A KMW do Brasil, em conjunto com o EB, está trabalhando nas medidas logísticas para a implantação e execução do projeto, tais como: transporte, catalogação, manutenção, estocagem, fornecimento, dentre outros, dos materiais, da munição e das peças adquiridas, e a execução do suporte logístico integrado necessário.

A entrega do material torna necessário construir ou adequar a infraestrutura física das baterias de artilharia antiaérea da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, 6ª Brigada de Infantaria Blindada e da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), englobando a construção e adequações dos pavilhões, novos paióis para munição 35 mm e instalações para abrigar o simulador do Sistema AAe Gepard.

O processo de aquisição iniciou-se com a assinatura da Memória para Decisão, em 19 de dezembro de 2012, do EPEx/EME, com a previsão de utilização inicial de recursos orçamentários da Ação 13DB do PEE DA Ae em 2013. A compra do Gepard faz parte dos temas do acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Federal da Alemanha sobre cooperação em matéria de defesa, assinado em 08 de novembro de 2010 em Berlim. O Governo Alemão celebrará um contrato com o Governo Brasileiro e receberá a outorga de mandato, à exemplo do Projeto Leopard 1A5, onde o Governo Alemão, por meio do seu Ministério da Defesa, se encarregará de negociar, celebrar e realizar contratos com a indústria alemã em nome e por conta da Parte Brasileira.

O Mandato refere-se especialmente à aquisição dos equipamentos e prestação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva de viaturas antiaéreas blindadas Gepard, a aquisição, manutenção e adaptação de simuladores, após a conclusão do treinamento inicial na Alemanha em instalações militares alugadas para este fim, a compra de ferramentas especiais, equipamentos de teste, peças de reposição, apoio técnico, treinamento, transporte e seguro do “material” após a transferência de propriedade, mais a compra de lotes de munição 35 mm. Também entram no pacote a manutenção preventiva e corretiva de viaturas blindadas especiais socorro (VBE Soc), o fornecimento de peças de reposição e itens consumíveis, e a desmontagem de veículos (canibalização) para fornecimento de partes. Os pormenores serão estipulados nos contratos específicos.

No Brasil

Segundo a Portaria Nº 31-EME, o prazo limite da assinatura dos contratos referentes a aquisição do Gepard 1A2 está definida para o dia 22 de março de 2013, de modo a garantir o recebimento do lote inicial de veículos a serem utilizados na defesa antiaérea das arenas esportivas da Copa das Confederações FIFA, evento que acontece em julho nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Na estrutura organizacional da força, foi decidido distribuir o material adquirido para a EsACosAAe, que receberá dois Gepard 1A2 operacionais, um simulador completo funcional, uma torre do carro para instrução e um set de ferramentas; a 11ª Bateria AAAe, que será orgânica da 5ª Bda Cav Bld, com 16 viaturas Gepard 1A2, uma viatura socorro, um simulador no estado e um set de ferramentas; a 6ª Bateria AAAe, orgânica da 6ª Bda Inf Bld, com outras 16 viaturas operacionais mais uma socorro, um simulador no estado e um set de ferramentas. O Comando Militar do Sudeste (CMSE) através da 1ª Brigada AAAe, executará todo o planejamento do recebimento dos carros (em conjunto com a Divisão de Material), os testes de aceitação do material, o treinamento inicial das guarnições, os deslocamentos necessários e definição de destino intermediário do Sistema AAe Gepard para emprego nos grandes eventos de 2013, bem como em todos os eventos dos próximos anos.

Mais informações no documento em anexo



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto