Brasil envia as duas primeiras aeronaves KC-390 para a base aérea do Rio de Janeiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil envia as duas primeiras aeronaves KC-390 para a base aérea do Rio de Janeiro

|

A Força Aérea Brasileira (FAB), dando continuidade ao programa de recebimento das aeronaves Embraer KC-390, entregou ao 1º/1º Grupo de Transporte (1º/1º GT), o “Esquadrão Gordo”, com sede na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, dois exemplares do Millennium, aeronaves matrículas FAB 2853 (primeira a ser entregue em 4 de setembro de 2019) e FAB 2857 (recebida em 1 de dezembro de 2021). 

Na ALA 2, em Anápolis, as outras três aeronaves (FAB 2854, 2855 e 2856) permanecem na dotação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o Esquadrão Zeus.

Kc390 spot2

(Imagem: Força Aérea Brasileira)

O "Gordo" já antevê a entrega do próximo Kc-390, de matrícula FAB 2852, que será entregue pela Embraer Defesa e Segurança com a capacidade de reabastecimento em voo integrada (espera-se o término da certificação para esse tipo de missão antes do final do primeiro semestre de 2022. 

Na atualidade, e com o KC-390, o 1º/1º GT é o único esquadrão que executa esse tipo de missão no Brasil.

A Cerimônia de recebimento dos aviões foi prestigiada pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, Comandantes, Chefes e Diretores, dentre outras autoridades civis e militares.

Na oportunidade, o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou que o recebimento da aeronave pelo 1º/1º GT é uma nova fase da implantação do KC-390. "Esse projeto começou sendo implantado em Anápolis e agora é recebido aqui no Rio de Janeiro, o berço da Aviação de Transporte. Agora, a Unidade pode colocar em prática tudo o que aprendeu nos diversos anos de operação com o C-130, cada vez sendo mais eficiente", pontuou. 

Kc390 spot

(Imagem: Força Aérea Brasileira)

O Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira, também comentou o recebimento das novas aeronaves. "Hoje é um dia histórico. Eu achei a frase do vídeo que foi exibido hoje perfeita: o legado e o futuro trabalhando juntos, lançando, suprindo, resgatando, dois vetores, uma só missão", parafraseou.

Por sua vez, o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Vinicius Lorio Arruzzo, comemorou a chegada dos dois novos cargueiros. "Veio para ampliar as capacidades que a nossa Unidade já tinha com a aeronaves C-130. Com isso, teremos maior capacidade para transporte de carga, para apoiar a população brasileira em calamidades ou repatriando brasileiros que estejam passando dificuldades no exterior", ressaltou.

KC-390 Millenium

O KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul. 

Ele tem a capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, entre outras. 

O KC-390 foi projetado para atender aos requisitos operacionais brasileiras, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

Kc390 spot4

(Imagem: Força Aérea Brasileira)




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto