A aeronave KC-390 desperta o interesse da Força Aérea da Índia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

A aeronave KC-390 desperta o interesse da Força Aérea da Índia

Kc390 1
O moderno C-390 Millenium da EDS (Imagem: EDS)
|

A Força Aérea da Índia (IAF) e a Embraer Defesa e Segurança (EDS) estariam mantendo conversações visando um contrato para aquisição de aeronaves Embraer KC-390 Millennium, versão com capacidade de reabastecimento em voo do C-390 Millennium, para substituir a antiga frota de seis aviões-tanque quadrimotores Ilyushin Il-78 fabricados no final dos anos de 1980 e que apresentam, na atualidade, inúmeras dificuldades na manutenção e disponibilidade operacional da frota.

Kc 390 roll out presentacion roberto caiafa 03

"Brasil e Índia já possuem um histórico de êxitos trabalhando juntos" Jackson Schneider, CEO da EDS (Imagem: Roberto Caiafa)

Segundo Jackson Schneider, CEO da EDS “Estamos abertos para atender nossos parceiros indianos em suas necessidades de transporte, repetindo a fórmula de sucesso anterior com as aeronaves de alerta aéreo antecipado, comando e controle do tipo “Netra”, baseadas na plataforma ERJ-145, que receberam a integração de sofisticadas tecnologias nativas desenvolvidas pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO). Estamos prontos para fornecer o C-390 Millennium para a Força Aérea da Índia, e podemos integrar ao avião quaisquer soluções indianas de alta tecnologia, de acordo com os requerimentos colocados pela IAF”, afirma Schneider. E complementa ““A Índia é um grande mercado, é um dos países que o Brasil está mais próximo geopoliticamente devido ao BRICS. A Índia tem na defesa uma indústria muito complementar a nossa. Estamos muito abertos a discutir e fazer mais coisas juntos. Como já fizemos no passado, podemos desenvolver juntos novas soluções, inclusive para exportar a outros mercados”.

India busca novo reabastecedor

Em 2016, a Índia avaliava com a Airbus Military a possível compra da aeronave Multi Role Tanker Transport ou MRTT, mas essa negociação não foi bem sucedida, e a IAF encontrou uma solução provisória, acionar a estatal Hindustan Aeronautics Limited e a Israel Aerospace Industries (que assinaram um memorando de entendimento em 6 de abril de 2022) para trabalhar sob a iniciativa Make in India visando converter aeronaves civis Boeing 767 em Multi Mission Tanker Transport (MMTT).

Não são conhecidos mais detalhes dessas negociações, que ainda estão em seus estágios iniciais.

Kc390 3

O KC-390 pode voar em espaço aéreo hostil graças as suas modernas autodefesas (Imagem: Força Aérea Brasileira)

Houve também a tentativa de encomendar a nova versão do próprio Ilyushin Il-78 denominada IL-78M, mas os recentes acontecimentos envolvendo a Rússia, que invadiu a Ucrânia, desaconselharam investir recursos nessa opção, descartada posteriormente em definitivo.

Também foi tornada pública uma oferta de “leasing” para aeronaves tanques norte-americanas do tipo KC-46, produzidas pela Boeing, mas os inúmeros problemas no desenvolvimento dessa opção, baseada no 767, acabaram esfriando a oferta, já que os indianos tem pressa em substituir seus cansados IL-78 por uma aeronave state of art na sua categoria, deixando a opção MMTT como um arranjo provisório até a chegada do avião definitivo. Uma oportunidade boa demais para ser desperdiçada pela Embraer Defesa e Segurança.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto