Brasil lança edital de Veículo Lançador de Satélites
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Contratación (Portugués) >
Aerospacial

Brasil lança edital de Veículo Lançador de Satélites

A finalidade do chamamento público é o desenvolvimento de, ao menos, dois protótipos de Veículo Lançador de Satélites
PNAE 2022 2031
Imagem: Roberto Caiafa
|

Em apoio ao avanço tecnológico da Indústria Aeroespacial Brasileira, foi lançado o Edital de Subvenção Econômica para Veículo Lançador de Satélites, durante cerimônia realizada no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP). 

O projeto conta com o envolvimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A finalidade do chamamento público é o desenvolvimento de, ao menos, dois protótipos de Veículo Lançador de Satélites com capacidade de lançarem, no mínimo, 5kg de carga-útil na órbita equatorial, com a realização das operações de lançamento a partir do território nacional. 

As empresas interessadas terão até o dia 26/09 para enviarem as propostas. 

Aeb7

Entre os critérios de avaliação de mérito estão: grau de inovação; experiência e conhecimento das empresas; consistência e clareza das propostas; impacto e risco tecnológico.

Representando o Comandante da Força Aérea Brasileira, o Diretor-Geral do  Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, fez a abertura do evento, que contou com a presença do Ministro da Ciência,  Tecnologia e Inovações, Paulo Cézar Rezende de Carvalho Alvim, do Presidente da Finep, Waldemar Barroso Magno Neto, do Presidente da AEB, Carlos Augusto Teixeira de Moura, além de Oficiais-Generais da Aeronáutica e outras autoridades.

O Ministro Paulo Alvim ressaltou que o anúncio da chamada é mais que um aporte de recursos – são ações estruturadas complementares que representam o fechamento de um ciclo de retomada sustentável do Programa Espacial Brasileiro. “Não existe país que queira ser considerado desenvolvido que não tenha uma indústria Aeroespacial desenvolvida. A pandemia nos atrapalhou bastante, mas em momento algum paramos ou perdemos a perspectiva de onde queríamos chegar. E se chegamos até aqui é porque muitos brasileiros não abandonaram a Missão Aeroespacial Brasileira”, disse.

“A Indústria Aeroespacial tem significativo valor agregado. Quando um produto desses é desenvolvido, várias outras empresas se beneficiam dessa cadeia produtiva, e além disso, coloca o Brasil no mesmo patamar de outros países, que já estão com essa indústria bastante desenvolvida”, complementou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

PNAE 2022 2031 v1Na ocasião, o Presidente da AEB, Carlos Moura, entregou ao Tenente-Brigadeiro Medeiros, o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) para o período de 2022 a 2031.

O VLS desejado pelo Brasil é veículo de lançamento ou foguete espacial usado para transportar uma carga útil, a partir da superfície da Terra para o espaço exterior. 

Esse sistema de lançamento inclui o veículo de lançamento, a plataforma de lançamento e outras infraestruturas. 

Aeb6




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto