Embraer une forças com a indústria sul-coreana para posicionar o KC-390 no país asiático
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Embraer une forças com a indústria sul-coreana para posicionar o KC-390 no país asiático

Kc390pod
KC-390. Foto: Embraer
|

A Embraer anunciou na última quinta-feira (27/10) a assinatura de memorandos de entendimento com as empresas aeroespaciais ASTG (Aerospace Technology of Global), EMK (EM Korea Co.) e Kencoa Aerospace, da Coreia do Sul, com o objetivo de fortalecer a colaboração com os parceiros da indústria de defesa coreana para o futuro fornecimento de peças para o C-390 Millennium

A aeronave concorre no programa da Aeronave de Transporte de Grande Porte II (Large Transport Aircraft – LTA II), promovido pela Administração de Programas de Aquisição de Defesa (Defense Acquisition Program Administration – DAPA).

C 390 MILLENNIUM MEDIA GALERY (28)O KC-390 é a aeronave que mais se aproxima dos requerimentos sul-coreanos do programa LTA II. Foto: Embraer

O potencial fornecimento de peças fabricadas na Coreia do Sul contribuirá para os requisitos de compensação doprograma LTA II. Os memorandos têm como objetivo criar relações comerciais de longo prazo entre as partes que se estenderão para além do programa LTA II

As capacidades da indústria coreana também podem levá-la a participar de desenvolvimentos futuros nas plataformas existentes da Embraer, como o C-390 Millennium, bem como em projetos de novas aeronaves, veículos e sistemas.

"A Embraer está muito confiante nos benefícios mútuos a serem obtidos com esta parceria, criando assim um relacionamento sustentável e de longo prazo com os parceiros na Coreia do Sul”, disse Jackson Schneider, presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. "Ao oferecer mais de 50 anos de experiência em aviação, tecnologia e inovação, buscamos estabelecer parcerias significativas na Coreia para a criação de novos negócios e soluções". 

C 390 MILLENNIUM MEDIA GALERY (1)

O compartimento de carga do C-390 Millennium pode receber um peso de até 26 toneladas. Foto: Embraer

Novo avião de transporte coreano

A Força Aérea da República da Coreia (Rokaf) planeja incorporar novas aeronaves de transporte e carga até 2026.

Em março de 2022 o Comitê de Promoção de Projetos de Defesa aprovou um orçamento de cerca de US$ 580 milhões para a aquisição de novas aeronaves de transporte militar no mercado internacional.

Como concorrentes nessa licitação, os mais cotados são o A400M da fabricante europeia de aeronaves Airbus, o KC-390 da Embraer brasileira e o C130J da empresa de defesa norte-americana Lockheed Martin.

Os concorrentes acima mencionados terão de aportar transferências de tecnologia significativas para auxiliar no desenvolvimento da futura aeronave de transporte nacional, proposta pela Korean Aircraft Industires (KAI).

Kai airlifter 3O projeto pela KAI incorpora hardpoints para acomodar diferentes tipos de munições guiadas. Foto: KAI

Essa empresa aeroespacial sul coreana apresentou um projeto para desenvolver seu próprio avião de transporte militar multifuncional, bimotor e de peso médio, na essência uma versão sul coreana do próprio C-390, mas com algumas importantes diferenças, pois os sul coreanos desejam obter muito mais performance dos seus futuros cargueiros.


O projeto proposto pela KAI tem uma configuração onde suas asas incorporam hardpoints (cabides) para acomodar diferentes tipos de munições guiadas. Traduzindo, o avião sul-coreano vai ser capaz de assumir perfis ofensivos usando longo alcance.

O projeto da KAI não deve  ficar restrito as tarefas de um transporte militar ou avião tanque, ele deverá assumir outras funções, sendo usado como plataforma de exploração marítima e guerra antissubmarina, aeronave de inteligência, e mesmo como mothership para o lançamento de drones (loyal wingman) e mísseis de ataque ao solo de longo alcance (cruise missiles).

Kai airlifter 1Foto: KAI



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto