​EMGEPRON e TideWise acordam termos para construção do USV SUPPRESSOR
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >
Acordo

​EMGEPRON e TideWise acordam termos para construção do USV SUPPRESSOR

Trata-se do primeiro programa no mercado brasileiro e na América Latina destinado à construção de navios de superfície polivalentes autónomos
WhatsApp Image 2024 02 07 at 17.32.58 (2)
O Vice-Almirante (RM1-IM) Edésio Teixeira Lima Junior, diretor da EMGEPROM, e o CEO da TIDEWISE, Rafael Coelho, assinam o acordo. Foto: EMGEPRON
|

Nesta quarta-feira (07.02) a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) firmou os termos do Contrato com a TideWise, em uma parceria estratégica de construção de drones navais, que vai revolucionar a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) do País. 

O contrato vai contemplar o projeto de engenharia e construção de embarcações autônomas multipropósito. 

O primeiro USV (sigla em inglês para Unmanned Surface Vehicle) SUPPRESSOR será produzido em parceria com a Tidewise, em alumínio naval, com 7 metros de comprimento e movido por propulsão a diesel, associado a uma estação móvel de controle em um container de 20 pés.

A embarcação será dotada de configuração básica que é composta de sensores de navegação, sonar multifeixe e ROV (Remote Operated Vehicle). 

Com um orçamento estimado em 20 milhões de reais, a construção da primeira embarcação tem previsão de conclusão para o final do ano de 2025. 

WhatsApp Image 2024 02 07 at 17.32.58 (1)O Vice-Almirante (RM1-IM) Edésio Teixeira Lima Junior, diretor da EMGEPROM, e o CEO da TIDEWISE, Rafael Coelho. Foto: EMGEPRON

O contrato ainda abarca a entrega de um protocolo de interface para a embarcação (Application Programming Interface - API), visando o atendimento das demandas específicas dos seus operadores, especialmente, no que se refere ao controle e à segurança das comunicações.

O programa é o primeiro do mercado brasileiro e da América Latina que visa a construção de embarcações autônomas de superfície multipropósito no país, com foco no Setor de Defesa e Segurança. 

As características intrínsecas a esse tipo de embarcação, proporcionam versatilidade, permanência e resiliência em ambientes operacionais marítimos desgastantes e de elevado risco à vida humana, além de prover maior viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental na sua operação. 

Dessa forma, pode ser operada remotamente ou de forma autônoma, com significativa mobilidade estratégica, seja por via terrestre, marítima ou aérea, otimizando custos logísticos e operacionais.

LT USV Suppressor (1) 1

O USV SUPPRESSOR oferecerá capacidade para a guerra de minas navais, guerra antissubmarino, além de vigilância em águas jurisdicionais marítimas, costeiras, fluviais e restritas, tais como em baías e lagos. 

A embarcação também possibilitará, às Forças de Defesa e Segurança, o emprego na segurança à navegação e do tráfego marítimo, levantamento hidrográfico, pesquisa oceanográfica ou combate a ilícitos.

O contrato consolidará a materialização da parceria estratégica entre a EMGEPRON e a TideWise, ambas as empresas associadas ao Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ), representando um importante marco de desenvolvimento da BIDS, que apresenta soluções inovadoras para o ambiente marítimo e atividades correlatas, além de proporcionar à indústria nacional do setor maior autonomia em tecnologias sensíveis para o País.

LT USV Suppressor (1) 3



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto