Mac Jee negocia com Exército Brasileiro uma bateria de veículos lança-foguetes Armadillo TA2
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >
LAAD 2024

Mac Jee negocia com Exército Brasileiro uma bateria de veículos lança-foguetes Armadillo TA2

A proposta da Mac Jee para o Armadillo 'Exército' é apresentar um sistema muito mais simples e compacto que atenda às demandas de unidades menores
|

Durante entrevista com Danilo Moreira, diretor de engenharia da brasileira Mac Jee, no estande da empresa na LAAD 2024, a reportagem de Infodensa apurou que as conversações para aquisição de uma bateria de veículos táticos Armadillo TA2 para equipar a Artilharia com Foguetes baseada no Forte Santa Bárbara, em Formosa, Goiás, estão bastante avançadas, indicando uma compra desses veículos armados com lançadores retráteis para foguetes de 70mm.

Na entrevista (vídeo), que tinha como objetivo demonstrar o novo Armadillo Policial, Danilo confirmou a negociação, sem no entanto dar maiores detalhes, exceto que se trata de uma primeira compra no valor "bateria", o que pode significar algo entre 8 a 12 veículos.

SnapshotFirma: Roberto Caiafa

Armadillo "Exército"

O Armadillo TA2, denominado Armadillo "Exército" na entrevista, é um sistema de artilharia leve com foguetes, com alcances entre 3km (tiro tenso) a 12 km (tiro em elevação). 

Capaz de transportar módulos com 32 foguetes cada, esse veículo opera discretamente, já que o lançador só sai de dentro da parte traseira do veículo no momento do disparo, usando servo-atuadores elétricos. 

Toda a operação é feita de dentro do veiculo no assento da direita (comandante da viatura), através de uma grande tela tática multifuncional para entrada de dados do disparo. 

A versão atual do sistema foi demonstrada com execução de tiro real em junho de 2023, no Comando de Artilharia do Exército, em Formosa, Goiás.

Entendo o conceito Armadillo "Exército"

Sistemas de saturação de área com foguetes fazem parte de grupos de artilharia dedicados e demandam grande apoio logístico.

Armadillo TA 2 de Mac Jee 4A cor azul dos foguetes indicam tratar-se do foguete de treinamento, inerte (sem ogiva explosiva). Firma: MAC JEE

São considerados extremamente eficientes como arma ofensiva e oferecem enorme potencial de dissuasão, no entanto, exigem complexos planejamentos para seu emprego, geralmente mobiliados em grandes unidades militares, como Divisões, e tem um custo de aquisição e manutenção superlativo.

Já a proposta da Mac Jee para o Armadillo "Exército" foi apresentar um sistema bem mais simples, mas compacto, e que pudesse atender a demanda de unidades menores, como batalhões, proporcionando um grande aumento do poder de fogo dessas unidades, atuando como um complemento as unidades de morteiros pesados.

O sistema Armadillo TA-2, é basicamente um lançador de foguetes, operado por apenas um homem, mais o motorista da viatura, com dois módulos em sua plataforma de lançamento, pronta para o disparo, cada um contendo 24 foguetes de 70 mm, totalizando 48 unidades no total, sendo que um módulo fica pronto para a recarga, que pode ser feita de forma totalmente automática, sem expor seus ocupantes, diminuindo sua equipe de operação e colocando-se rapidamente em condições de disparar uma nova salva.

Vehiculo armadillo DSEIArmadillo nas cores do EB exibido na DSEI. Firma: MAC JEE

Outra grande inovação desse sistema é o teto móvel que permite a discrição operativa do sistema. Quando não está em operação, os lançadores ficam recolhidos em um compartimento selado, garantindo a proteção do mecanismo de lançamento e do compartimento de recarga.

Isso melhora a estabilidade do veículo em deslocamento, face ao seu baixo centro de gravidade, além de aumentar sua discrição, sendo uma tarefa difícil a inteligência inimiga determinar quais blindados na frota estão equipados com o Armadillo TA-2, aumentando assim sua flexibilidade e segurança de emprego

O sistema tem como característica rusticidade, atuando em todas as condições meteorológicas, incluindo chuva forte, tempestade de areia, calor extremo e frio glacial.

Armadillo caiafa1O veículo é estabilizado durante os disparos por dois pares de "patolas". Firma: MAC JEE



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto