O Brasil na Defence Service Asia 2024
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >
DSA 2024

O Brasil na Defence Service Asia 2024

O Espaço Brasil foi possível graças ao projeto setorial Brazil Defence, coordenado pela Abimde em colaboração com a ApexBrasil
DSA   horizontal (1)
|

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), esteve presente e atuante na 18ª edição da Defence Service Asia Exhibition and Conference (DAS), a maior feira de Defesa e Segurança da Ásia. 

O evento foi realizado entre os dias 6 a 9 de maio de 2024, no Centro Internacional de Comércio e Exposições da Malásia (MITEC), em Kuala Lumpur, a capital.

O objetivo foi aumentar a visibilidade do Brasil como um player global atuante no sudeste asiático. A presença do Brasil na DSA contribui para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID) e a promoção de exportações de produtos de defesa brasileiros.

A participação brasileira no evento foi uma iniciativa do Ministério da Defesa, por meio dos Departamentos de Promoção Comercial e de Financiamentos e Economia de Defesa, ambos setores da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD).

DAS2024 brasilO Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa, Contra-Almirante Ricardo Yukio Iamaguchi, durante reunião no estande da Roketsan, da Turquia. Firma: SEPROD 

Durante o evento, foram realizadas diversas atividades, incluindo a intermediação de diálogos entre empresas brasileiras e órgãos governamentais internacionais, em especial de Forças Armadas, atendimento de demandas diversas de empresas estrangeiras e visitas a estandes.

O Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa, Contra-Almirante Ricardo Yukio Iamaguchi, destacou a importância da participação brasileira no evento. “A presença do Brasil na DSA contribui para o fortalecimento da BID e a promoção de exportações de nossos produtos de defesa. Foi também uma oportunidade valiosa para fortalecer laços, além de estimular e apoiar nossa indústria no mercado do Sudeste Asiático”, disse.

Defence Service Asia

A DAS, que completou três décadas desde sua criação em 1988, apresenta algumas das tecnologias, hardware e produtos de guerra eletrônica mais sofisticados da atualidade em defesa terrestre, aérea e marítima, segurança interna, robótica de combate, defesa e segurança cibernética, ajuda humanitária e assistência em desastres (HADR, do inglês Humanitarian Aid and Disaster Relief), veículos aéreos não tripulados (VANT) e medicina de campo de batalha. 

Malaysua1A DAS é apoiada e coorganizada pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério do Interior da Malásia.

Depois de algumas edições, a ABIMDE voltou a representar a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) na DAS. 

O Espaço Brazil foi viabilizado pelo projeto setorial Brazil Defense, que é coordenado pela ABIMDE em convênio com a ApexBrasil. 

A participação de empresas brasileiras no evento asiático contou ainda com o apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil. 

Três empresas representaram o país na Defence Service Asia Exhibition and Conference, um dos eventos mais significativos no cenário da defesa na Ásia: a Akaer, Gespi e M&K Logistics.

Para o diretor de Projetos da ABIMDE, coronel Antonio Ribeiro, que está na coordenação do projeto setorial, a DAS é uma grande oportunidade para a BIDS brasileira apresentar e promover seus produtos e soluções de defesa para parceiros nesta região do globo.

“A localização geograficamente estratégica da Malásia permite que os produtos brasileiros tenham visibilidade não apenas naquele entorno, mas em toda região asiática e uma parte oriental da África, trazendo grande perspectiva de bons negócios para as empresas participantes”, destacou.

O coronel falou ainda sobre a importância de o Brasil fortalecer laços de cooperação e parceria com nações asiáticas, já que a troca de informações, tecnologias e estratégias de defesa pode ser fundamental para promover o fortalecimento das relações bilaterais.

DAS2024 brasil1O Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa, Contra-Almirante Ricardo Yukio Iamaguchi, durante visita ao estande da Aselsan, da Turquia. Firma: SEPROD

Dentre as empresas brasileiras que estiveram na feira, a Akaer é reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta nas áreas de Defesa, Aeroespacial, Energia e Indústria 4.0, estabelecendo negócios em mais de 20 países. Executa desde o projeto de peças e segmentos, passando pela integração de sistemas, aquisição de tecnologia, treinamento e capacitação de pessoal, soluções de manufatura e gerenciamento.

A GESPI atua nas indústrias aeronáutica e de defesa. Oferece grande variedade de serviços de manutenção, reparo e revisão geral de componentes aeronáuticos (MRO) para companhias aéreas, empresas, órgãos governamentais e Forças Armadas. Também desenvolve projetos e produtos especiais para a Indústria de Defesa e de Segurança Pública.

A M&K Logistics atua na prestação de serviços na área de logística e de agenciamento de cargas. É referência no mercado nacional e internacional, realizando operações logísticas para todos os continentes e mais de 100 países, com uma vasta e diversificada carteira de clientes dos setores militar, segurança pública e explosivos industriais.

Brazil Defense

O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro – Brazil Defense – tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas.

Sob a direção conjunta da ABIMDE-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. 

Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.

Pee FFAA BR



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto