Marinha do Brasil testa nova arma
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Marinha do Brasil testa nova arma

Bofors MK4 11
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – O P-45 Guaporé, Navio Patrulha da Marinha do Brasil, está testando um novo armamento recentemente instalado em sua proa, o canhão naval BAE Systems Sweden Bofors 40 MK4.

Essa arma, de projeto avançado, teve seu desenvolvimento concluído no final de 2012 e ainda não possui clientes. Utilizando esse canhão e seus sistemas eletrônicos associados, mais a munição inteligente que ele pode disparar, o Guaporé torna-se um formidável adversário, tanto em missões de patrulhamento do mar territorial, incluindo aí o combate a pirataria marítima, quanto na guerra naval, pois com essa arma o navio pode lutar na arena anti-superfície e anti-aérea com grande eficiência, tanto de dia quanto a noite, em qualquer condição climática.

Não se sabe ainda se o canhão instalado no P-45 Guaporé para a realização de testes resultará em encomendas por parte da Marinha do Brasil. O Guaporé é o quinto navio-patrulha da Classe Grajaú e o segundo a ser construído no estaleiro Peene-Warft, na Alemanha. Foi incorporado à Marinha do Brasil em 29 de agosto de 1995. Atualmente está sediado no 1º Distrito Naval, subordinado ao Comando do Grupamento Naval do Sudeste.

Armamento moderno

A munição 3P (pré-fragmentável, programável, proximamente detonada) utilizada pelo Bofors 40 Mk4 pode ser programada para efeito otimizado contra qualquer alvo, incluindo padrões airburst (explosão no ar) para eliminar novas ameaças antes impossíveis de se engajar, como mísseis antinavio, UAS e armamentos stand-off.

As munições empregadas pelos vetustos Bofors L/70 40mm podem ser aproveitadas no novo sistema, que opera com uma cadência de disparo entre 30 e 300 tiros por minuto.

Sem munição, o sistema pesa menos de 2,3 toneladas, em comparação com o antigo L7040 mm, com cerca de 4 toneladas. Isso deve ao fato da nova arma possuir energização elétrica ao invés de hidráulica, diminuindo peso, facilitando a automatização e a manutenção.

O Bofors 40 Mk4 pode ir do tiro de advertência a tiro de destruição em menos de 0,5 segundos. O canhão é controlado remotamente por um avançado sistema de guiamento dotado de optrônicos, e carregado automaticamente, podendo ser controlado manualmente na própria peça, como backup emergencial.

Foto: BAE Systems Sweden



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto