A brasileira Desaer vai construir fábrica em Araxá para o desenvolvimento da aeronave ATL-100
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

A brasileira Desaer vai construir fábrica em Araxá para o desenvolvimento da aeronave ATL-100

ATL-100 en los colores de la Aviación del Ejército Brasileño Arte: DESAER
|

A brasileira Desaer, fabricante da aeronave de transporte utilitário ATL-100, projetada para uso civil e militar, anunciou o estabelecimento de um acordo para a implementação de sua futura planta industrial na cidade de Araxá, localizada a 366 km de Belo Horizonte (Estado de Minas Gerais).

A Desaer uma empresa 100% brasileira, é formada por recursos humanos com forte passado no ramo de desenvolvimento aeronáutico (leia-se Embraer). Atualmente, a empresa encontra-se instalada na Incubaero, núcleo de apoio a startups estrategicamente posicionado dentro da Fundação Casimiro Montenegro Filho no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos (Estado de São Paulo).

As obras destinadas a sediar as atividades da parte administrativa e de engenharia da Desaer, estão previstas para começarem no segundo trimestre de 2021. A área industrial (fábrica) em Araxá tem a previsão de início das obras para o segundo semestre de 2021, e sediará as atividades de produção e montagem das aeronaves para os Mercados de Defesa e de Aviação Comercial, além de realizar os Ensaios em Voo e os voos de comprovação antes da entrega ao cliente.

A fábrica terá 96.570 m2 de área construída, representando um investimento inicial de U$ 80 milhões, com previsão de alcançar U$120 milhões em 2023. O terreno tem uma área total de aproximadamente 277.870,00 m2.

A Unidade Araxá da DESAER está inserida na área operacional do Aeroporto Romeu Zema (também conhecido como Aeroporto de Araxá), com todas as facilidades decorrentes de acesso a uma pista de pouso e decolagem moderna em um aeroporto com baixa densidade de tráfego aéreo, ideal para atividades industriais.

Esse aeroporto está localizado a 4 km da cidade de Araxá e está homologado para receber aeronaves de até 70 lugares. A cadência de produção inicial será de 4 aeronaves por mês, com a previsão de serem criados até 1250 vagas de empregos diretos e indiretos.

Desaer e a Cidade de Araxá

“O Plano Diretor de Araxá, parceria entre a Prefeitura de Araxá e o Governo de Minas Gerais, através do Codemge, Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) que possibilitou a ida da Desaer para a cidade”, declarou Evandro Fileno, diretor presidente da empresa.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo da cidade, Juliano Cesar da Silva, viabilizar a entrada da Desaer na cidade favorece não apenas a economia local, como também o desenvolvimento tecnológico. “Agradecemos a escolha da cidade para receber tamanho investimento. É um marco para o município ter um grande investidor, sobretudo, na área de inovação, que é uma das apostas da atual administração como forma de atrair novas empresas e estimular a qualificação da mão de obra local”, destaca o secretário.

Um dos conceitos observados na criação da Unidade Araxá da Desaer foi o de atrair parceiros da empresa para o Brasil, contribuindo para a geração de novos empregos no país e na região. A construção das futuras instalações industriais da Desaer é uma confirmação da aplicação prática deste princípio. “Estamos orgulhosos em construir nossa Unidade Araxá da Desaer, que vem agregar força à indústria aeronáutica brasileira, realizando investimentos, desenvolvimento tecnológico e inovação, gerando novos empregos e, desta forma, contribuindo para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais”, concluiu Evandro Fileno.

Para materializar o desenvolvimento do projeto, um Centro de Pesquisa ao lado da indústria se faz necessário, para que juntos, acadêmicos e indústria possam fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias, materiais e processos. Para tanto foram celebradas parcerias com algumas universidades e centros de pesquisas no Estado de Minas Gerais, entre eles o Cefet. O estágio atual de desenvolvimento do ATL-100 já demandou o registro de 3 patentes dentro deste projeto.

A Nascente, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Cefet-MG, e a Desaer, assinaram um contrato de incubação onde a instituição de ensino fornecerá apoio técnico do seu corpo docente nas áreas de mecânica, edificações, eletrônica e automação industrial, já existentes na unidade de Araxá. Futuramente poderão ser criados cursos técnicos na área de aviônica, célula e motopropulsor para atender à demanda do futuro polo tecnológico desenvolvido com a instalação da fábrica. Essa iniciativa promoverá sobre maneira, o fomento da tríade ensino, pesquisa e extensão para o setor acadêmico de Araxá, melhorando a empregabilidade de qualidade para o setor industrial e tecnológico (tríplice hélice desenvolvimentista).



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto