Submarino Riachuelo do Brasil sofre inundação durante manobra de rotina
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Submarino Riachuelo do Brasil sofre inundação durante manobra de rotina

O S-40 Riachuelo no cais do Estaleiro de Construção em Itaguaí. Foto: Roberto Caiafa
|

Em 11 de março de 2021, a Marinha do Brasil informou por meio de nota oficial que, as 10h45 AM, durante uma manobra de rotina para a realização de manutenção de equipamentos, o submarino S-40 Riachuelo, que encontrava-se atracado no Estaleiro de Construção em Itaguaí, adquiriu inclinação de casco a vante, provocando o embarque de água salgada no porão do compartimento da proa.

O treinamento dos submarinistas fez a diferença, e prontamente a tripulação reestabeleceu a condição de segurança do S-40 e iniciou a limpeza dos compartimentos afetados. Não houve acidente de pessoal (sem feridos).

Procedeu-se a uma inspeção abaixo da linha dágua com emprego de uma equipe de mergulho, não sendo verificadas avarias na estrutura. O Riachuelo permanece atracado, em segurança, conduzindo pesquisa de avarias. Segundo declarou o Centro de Comunicação Social da Marinha, não foram identificados danos ao submarino.

Ainda não foi possível avaliar por quanto tempo o Riachuelo ficará indisponível, mas acredita-se que a campanha para disparo de torpedos F.21 e mísseis Exocet, prevista para acontecer nessa fase final de testes antes do submarino entrar oficialmente em serviço, deverá sofrer um considerável atraso.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto