KMW e Artec oferecem ao Exército Brasileiro o blindado 8x8 Boxer com torres Cockerill 3105
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

KMW e Artec oferecem ao Exército Brasileiro o blindado 8x8 Boxer com torres Cockerill 3105

WhatsApp Image 2021 07 17 at 15 12 05
|

O Exército Brasileiro planeja adquirir de 93 a 226 unidades da nova viatura blindada de combate de Cavalaria (VBC Cav-MSR 8×8), dentro do Subprograma Forças Blindadas, uma capacidade inédita na Força Terrestre.

As empresas concorrentes, segundo relatório ainda extra-oficial, apresentaram propostas para veículos blindados 8x8 equipados com torres armadas com canhões de 105 mm e 120 mm.

A KMW do Brasil, representando a Artec, entrou na disputa oferecendo blindados 8×8 Boxer armados com torre John Cockerill 3105 105mm (3000 Series) e uma vantagem competitiva, já estar instalada no Brasil, com sede na cidade de Santa Maria (RS).

Outro grande ganho competitivo do blindado da ARTEC é ser o único do mundo que permite uso em múltiplas funções (modularidade).

O módulo traseiro do Boxer pode ser trocado em 50 minutos, retirando o módulo que estiver na base e instalando um módulo de ambulância, torre 30mm, carro escola ou um módulo de transporte de tropas – ou seja, a parte frontal da viatura, onde ficam o motor e o motorista, é a mesma.

Este projeto VBC Cav 8×8 é um dos principais estímulos para a unidade de manutenção de blindados da KMW em Santa Maria ser ampliada.

Se vencer a disputa, a KMW do Brasil fará investimento para montar as viaturas blindadas em Santa Maria, gerando empregos.

Atualmente, a empresa tem contrato de manutenção dos Leopard 1A5, dos Gepard 1 A2 (bateria antiaérea) e respectivos simuladores, comprados pelo Exército Brasileiro.

Torre 105mm Cockerill 3105

De montagem dual sobre chassis de rodas ou esteiras, a torre 3105 é fabricada em alumínio balístico soldado e está armada com um canhão totalmente estabilizado Cockerill de 105mm HP (alta pressão) com tubo capaz de lançar mísseis anti-tanque com alcance de até 5km.

Dotado de carregador automático do tipo tambor duplo, a torre 3105 pode dispor entre 12 a 16 tiros de 105mm prontos para emprego (alcance útil de 3,5 km).

O nível 5 de proteção (STANAG 4569) da torre é complementado com lançadores de granadas fumígenas, sistema de proteção automático contra armas anti-tanque, detecção de tiro sniper, capacidade Hunter/killer com visores termais diuturnos estabilizados para comandante e atirador e câmeras de combate com cobertura de 360º. A arma de 105mm pode ser movimentada entre -10 | + 42°.

Imagens: KMW do Brasil/Cockerill



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto