Tatra investe 20 milhões de dólares para iniciar a produção de caminhões no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Tatra investe 20 milhões de dólares para iniciar a produção de caminhões no Brasil

202362080 878399362753360 1899962984047984141 n 1
|

O mercado brasileiro de caminhões conheceu na última sexta-feira, 18 de junho, os primeiros modelos off-road 6x6, equipados com motorização Euro 5 e Euro 6, que serão produzidos pela TatraBras a partir de setembro no estado do Paraná.

Importados da Europa, as duas primeiras unidades apresentadas devem rodar o Brasil para demonstração ao mercado.

A Tatra Trucks da República Tcheca está investindo cerca de R$ 102,7 milhões (20,7 dólares) na planta da primeira fábrica do grupo fora da Europa, em Ponta Grossa, PR, às margens da BR-376, no Distrito Industrial da cidade dos Campos Gerais. A previsão é de que a unidade gere cerca de 300 empregos diretos até 2026.

Inicialmente a linha de montagem em solo brasileiro estava prevista para começar operar no começo de 2021, entretanto os impactos causados pela pandemia de Covid-19 adiaram os planos.

Agora, a produção está prevista para começar no último trimestre em regime CKD, modalidade na qual todos os componentes serão importados e apenas a montagem será feita no Paraná.

Mas segundo a TatraBras, o investimento no país também contemplará todas as etapas de fabricação, a partir de partes, motores, componentes e acessórios fabricados ou fornecidos por empresas brasileiras.

A projeção inicial é de que 100 caminhões sejam produzidos no primeiro ano de operações no estado do Paraná.

Entretanto, a fábrica contará com capacidade de produção anual entre 800 e 1.000 veículos.

Além dos modelos 6x6, a TatraBras também prevê a montagem de caminhões 8X8, todos voltados para os setores de mineração, produção florestal e sucroalcooleiro, além do atendimento às áreas militares (defesa).

O evento contou com a presença do Governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, do vice-governador, Darci Piana, da embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederová, da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt e do presidente da empresa, Rui Lemes.

Imagens: TatraBras



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto