A Força Aérea Brasileira transporta com sucesso o radar TPS-B34 a bordo de um KC-390
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

A Força Aérea Brasileira transporta com sucesso o radar TPS-B34 a bordo de um KC-390

Capa kc390 radar
|

A mais nova aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira, o KC-390 Millennium, voando pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2, em Anápolis (GO), realizou o transporte de um radar móvel de defesa aérea TPS-B34 do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicação e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão Mangrulho, sediado em Santa Maria (RS).

O objetivo da missão foi desdobrar o equipamento, cujo transporte é realizado em módulos, permitindo operá-lo em outra localidade.

A mobilização do TPS-34B explora o princípio da surpresa como consequência da velocidade, característica de Força Aérea, demonstrada pelo desempenho da aeronave KC-390.

Assim, é possível aumentar a vigilância do espaço aéreo com maior rapidez e eficiência por meio do desdobramento rápido e maciço desse radar em áreas de interesse.

O Comandante do 1° GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz liderou a primeira missão do KC-390 Millennium no transporte do radar e explica que passa a ser atingido um novo nível de mobilidade, já que a velocidade e as capacidades do vetor permitem diminuir o tempo de resposta, oferecendo maior prontidão.

Conforme o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez “A aeronave tem mostrado uma capacidade destacada em todas as missões a ela destinada”, afirmou.

Os tripulantes estão em instrução de operação e a missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, havendo a participação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) no acionamento da missão de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.

Missões conjuntas

O Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4°/1° GCC), Esquadrão subordinado ao 1° GCC e responsável pela missão, realizou também o transporte terrestre de outros equipamentos, cumprindo a sua função primordial de instalar e operar um Centro Diretor Aerotático (CDAT) deslocado.

Além desta capacidade, esta será a primeira vez em que um esquadrão do 1° GCC utilizará a nova torre do sistema TPS-B34 em terreno não preparado, proporcionando ainda maior capacidade de emprego de seus meios. “A utilização do sistema radar TPS-B34 é de extrema importância para garantir a segurança e defesa do espaço aéreo brasileiro. Evidenciamos também a eficiência e dinâmica dos esquadrões subordinados ao 1° GCC, nas missões de deslocamento. Com certeza essa é uma data histórica para a Força Aérea, comprovando sua capacidade de pronta-resposta e mobilidade de seus meios.”, afirmou o Comandante do 1° GCC, Tenente-Coronel Aviador Oscar Vinícius Pisco Rocha da Silva.

No corrente mês de junho a FAB vai receber via Embraer Defesa e Segurança o seu terceiro jato KC-390, e uma turma de pilotos e mantenedores da aeronave multimissão está formada e já entrou em serviço. “No dia primeiro de junho iniciou-se a formação da segunda turma de pilotos e mantenedores. Desta forma, até o ano que vem esses militares estarão preparados para cumprirem suas missões”, finaliza o Comandante da Ala 2. Fotos: 1° GTT



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto