Astro entrega 400 uniformes inteligentes para o Exército Brasileiro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Astro entrega 400 uniformes inteligentes para o Exército Brasileiro

ABDI 2
Imagens: Exército Brasileiro/Força Aérea/ABDI
|

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a empresa ASTRO ABDC entregaram a última remessa de 400 conjuntos de Uniformes Inteligentes para o Exército Brasileiro. Esse fardamento faz uso de nanotecnologias que auxiliam, por exemplo, no controle térmico e ação repelente, em um tecido de alta performance, destinado a emprego por operadores de forças especiais, para-quedistas, tripulantes de blindados, em suma, soldados profissionais. 

“Esse projeto foi a ponta de lança para que essas tecnologias sejam difundidas no setor produtivo. A gente propôs um fardamento completamente novo com aplicações de nanotecnologias num tecido diferenciado”, explicou Larissa Querino, responsável pelo projeto na ABDI.

Abdi 1

Testado em uma operação internacional com alto grau de realismo, o uniforme inteligente viajou para os Estados Unidos junto com a Brigada de Infantaria Paraquedista onde foi usado no início do ano durante o Exercício Culminating/2021

Após a conclusão dos testes de campo, o Exército Brasileiro e a ABDI constataram, por meio de avaliações, que o enquadramento conforme o padrão de desempenho apresentado pelo Uniforme foi de Muito Bom e Excelente em todos os quesitos, comprovando assim o acerto na escolha desse fardamento para integrar a suíte de ítens do Projeto Cobra (Combatente Brasileiro), que prevê todos os equipamentos, uniformes e utensílios/tecnologias para o militar da força tererstre no século XXI. Os próximos testes acontecerão em novembro corrente. Desta vez as tropas americanas e brasileiras testarão as tecnologias em São Paulo. 

A avaliação positiva ressaltou a importância da agregação de propriedades físico-químicas avançadas em tecido de alto desempenho à mais moderna modelagem, para as missões e desafios da Força.

“O desempenho do Uniforme Inteligente no Exercício Culminating 2021 foi bastante satisfatório, a tropa aprovou e identificou nele aspectos que o caracterizam como uma evolução em relação ao uniforme atualmente utilizado. As melhorias incorporadas aumentaram as capacidades de utilização e o conforto desse novo Uniforme, maximizando assim o desempenho do soldado brasileiro no dia a dia e nas operações e no combate”, afirmou a época da operação o Coronel Paulo Filho, Gerente do Projeto COBRA (Combatente Brasileiro). 

Para a empresa contemplada pelo edital da ABDI, ASTRO ABC,  “foi uma alegria ser contemplada pelo edital da ABDI junto ao Exército. Vimos que a inovação que foi aplicada teve um efeito. As atividades do Exército requerem muito esforço e ficamos satisfeitos em fazer parte do bem-estar do soldado, isso evita o desagaste do combatente”, esclarece o representante da empresa Wilson Alves.

ABDI 3

O Projeto

O Uniforme Inteligente é uma iniciativa da ABDI e recebe o apoio do Exército, no âmbito do Projeto Combatente Brasileiro (COBRA)

O objetivo é atender uma demanda das Forças Armadas por vestimentas mais confortáveis e adequadas às operações militares e, ao mesmo tempo, difundir técnicas inovadoras do setor têxtil.

No início de 2018, foi criada uma força tarefa contando com a participação do Ministério da Defesa (MD), Exército, Marinha e Aeronáutica, IMBEL (Indústria de Material Bélico do Exército), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), SENAI-CETIQT, Instituto Federal Fluminense (IFF) e Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-USP). 

Cobra uniforme inteligente

O grupo definiu os itens que deveriam compor o Uniforme Inteligente, bem como as funcionalidades, requisitos e tecnologias que foram exigidas para sua produção.

A ABDI apoia o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID) por meio da articulação e cooperação com o Governo (demandante) e empresas fornecedoras de produtos e serviços de defesa. Entre as iniciativas, destacam-se ações orientadas ao desenvolvimento da inovação e à adoção de tecnologias voltadas para o aumento da competitividade do setor produtivo, com o foco em produtos, tecnologias e aplicações para os mercados interno e externo.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto