A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na última terça-feira (26/07), na Base Aérea do Galeão (BAGL), a cerimônia de recebimento da primeira aeronave KC-30 (Airbus A330-200), matrícula FAB 2901. Infodefensa, esteve presente para registrar esse importante marco da Aviação de Transporte brasileira, como mostrado em recente artigo do Especial Aviação de Transporte na América Latina.
O avião é o primeiro do processo licitatório vencido pela empresa Azul Linhas Aéreas, que prevê a entrega de mais uma unidade, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico e Ajuda Humanitária.
Um detalhe que aumenta o valor dessa aquisição, o Esquadrão Corsário - Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT), unidade aérea que vai operar o avião, esteve "hibernando" sem aeronaves nos últimos três anos. O esquadrão estava sem voar desde que o Boeing 767 matrícula FAB 2900 foi devolvido após o fim do contrato de leasing.
Integrantes do Esquadrão Corsário posam para a foto oficial da entrega da aeronave. Foto: Roberto Caiafa
Este será o maior vetor já operado pela FAB e permitirá a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo conduzir 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas. Com as possibilidades de emprego estratégico do KC-30, a FAB adquire um significativo incremento em sua operacionalidade.
Os comandantes da Força Aérea e do Esquadrão Corsário batizam o FAB 2901. Foto: Roberto Caiafa
Cerimônia
Com a presença do comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro-do-ar Carlos de Almeida Baptista Jr, oficiais do Alto Comando da Força Aérea, militares do Exército, da Marinha, autoridades civis e demais convidados, foi realizada cerimônia de recebimento do KC-30 FAB 2901.
Participaram do Desfile Aéreo as principais aeronaves da Aviação de Transporte da FAB, como o Lockheed Martin C-130 Hércules, o Airbus Military C-105 Amazonas, os Embraer KC-390 Millennium, C-99 Condor, C-97 Brasília e C-95 Bandeirante.
Passagem do KC390 liderando dois C-99. Foto: Roberto Caiafa
Durante a cerimônia, o comandante da Aeronáutica ressaltou a importância para a defesa do país e ao apoio ao desenvolvimento nacional que esses dois aviões representam.
Segundo Baptista Jr "A cerimônia de recebimento da aeronave Airbus A330, a partir de hoje FAB 2901, simboliza o início de uma nova era para a Força Aérea, que terá continuidade, em breve, com o recebimento da segunda aeronave e finalização do processo de treinamento de tripulantes. Planejamos realizar a assinatura do contrato de conversão dessa primeira aeronave para MRTT ainda em 2022".
o FAB 2901 será operada pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT ), batizado de Esquadrão Corsário e comandado na atualidade pelo major-aviador Marcos Fassarella Olivieri.
Criado em janeiro e ativado em 5 de outubro de 1968, o Esquadrão conquistou um lugar na história da aviação nacional ao integrar as principais missões humanitárias promovidas pelo Brasil. Além do resgate de brasileiros, vítimas de guerras e catástrofes.
Conversão para o padrão MRTT
A aeronave FAB 2901 deverá seguir em 2024 para a Airbus em Getafe, na Espanha. Esse hiato até 2024 se explica, lá e´o único local para essa conversão, e a Força Aérea tem de entrar em uma uma "fila" com outras aeronaves realizando serviços.
Segundo o comandante Baptista Jr, a FAB está negociando um slot para iniciar a conversão ainda em 2024, com duração de aproximadamente 20 meses, ou seja, a primeira aeronave conmvertida para o padrão completo operacional Muti-Role Tanker and Transport (MRTT) só chegará ao Brasil em 2026.
O KC-30 tornou-se o maior vetor já operado na história da Força Aérea. Foto: Roberto Caiafa
O segundo KC-30 (FAB 2902)
A segunda aeronave adquirida da Azul Linhas Aéreas Brasileiras encontra-se na França realizando revisão nível Check-C, devendo seguir posteriormente para a Irlanda onde será pintada nas cores da FAB.
Da Europa o KC-30 voa para os Estados Unidos, onde será tecnicamente recebido pela Comissão Militar Aeronáutica Brasileira em Washington, finalizando com a sua chegada ao Brasil nas próximas semanas.
Os dois aviões, até que aconteça o envio do FAB 2901 a Getafe, deverão atuar juntos tanto formando suas tripulações e pessoal técnico como iniciando sua vida operacional de transporte.
Segundo o brigadeiro Baptista Jr, até o início de setembro, o esquadrão Corsário terá seus primeiros pilotos certificados para voar no KC-30, dois capitães voando no Grupo de Transporte Especial (GTE) com experiência em aeronaves Airbus utilizadas naquela unidade.
O FAB 2901 ainda está com o interior em configuração comercial com duas classes. Foto: Roberto Caiafa