Brasil aprova na Câmara dos Deputados a doação de 21 veículos blindados ao Uruguai
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Brasil aprova na Câmara dos Deputados a doação de 21 veículos blindados ao Uruguai

A doação desses veículos blindados pelo Brasil faz parte da política de cooperação internacional com países parceiros do Mercosul
Capa brasil uruguai
|

O Plenário da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil aprovou na última quinta-feira (4) projeto que autoriza o governo brasileiro a doar ao Uruguai 21 viaturas blindadas que já não estão em uso pelo Exército Brasileiro

A proposta (PL 3212/21), de autoria do Poder Executivo, segue agora para apreciação do Senado

Serão doados dez obuseiros autopropulsados sobre esteiras M-108 de 105mm e 11 blindados de transporte de pessoal sobre rodas 6x6 do modelo ENGESA EE-11 Urutu.

Os deputados federais aprovaram o texto do parlamentar Vinícius Carvalho (Republicanos-SP), que ampliou o número de blindados doados. 

00urutu

O veículo blindado sobre rodas 6x6 EE-11 Urutu, da ENGESA (Imagem: Roberto Caiafa)

Carvalho destacou que tantos os obuseiros M-108 quanto as viaturas sobre rodas 6x6 Urutu já não estão em uso pelo Exército Brasileiro. “A administração pública não tem mais interesse em utilizar essas viaturas, podendo delas dispor sem prejuízo do cumprimento de seus deveres constitucionais”, disse.

Carvalho lembrou que a doação faz parte da política de cooperação internacional com países parceiros do Mercosul. “A proposição busca estreitar as relações com nossos parceiros do Mercosul, bem como demonstra que as transações não trarão prejuízos às nossas forças terrestres no cumprimento de seus deveres constitucionais”, disse.

Os veículos serão entregues em seu estado atual de conservação, e as despesas serão custeadas pelo Comando do Exército

O governo brasileiro estima empenhar cerca de R$ 20 mil para levar os blindados até o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Santana do Livramento (RS), local de entrega para o Exército uruguaio.

46616234192 d78b7bfef9 k

O obuseiro autopropulsado de 105mm M-108 (sobre esteiras), já foi desativado no Brasil (Imagem: Roberto Caiafa)



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto