O F-39 Gripen, o grande ausente nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

O F-39 Gripen, o grande ausente nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil

DSC 2197
A Esquadrilha da Fumaça e seus Embraer Super Tucano colorindo os céus com as cores da Bandeira do Brasil. Imagem: Roberto Caiafa
|

O Bicentenário da Independência do Brasil foi comemorado no dia sete de setembro de 2022. Dois desfiles cívico-militares marcaram a data, o primeiro pela manhã em Brasília (DF) e o segundo pela tarde no Rio de Janeiro, este com direito a uma sortida e bem completa parada naval.

Em Brasília, o desfile da Força Aérea Brasileira foi bastante comentado, não só devido a massiva presença de meios e esquadrões, como pela falta do que seria a grande estrela do show, o caça sueco Gripen E fabricado pela Saab.

Aeronautica 28

(Imagem: Força Aérea Brasileira)

Nenhum dos três exemplares que estão no Brasil foi apresentado, e comentava-se que o FAB 4100, o primeiro a chegar ao País, estaria passando por uma revisão necessária após voar dezenas de horas em ensaios, testes e desenvolvimentos necessários a complementação do desenvolvimento contratado pelo programa Gripen BR. 

Não se sabe ainda o que teria causado a falta da nova aeronave nos Desfiles Oficiais do Bicentenário.

Embraer e AIrbus

Aeronaves da Embraer operadas pela FAB foram a maioria, dentre elas o KC-390 Millennium, o C-99 Condor, o R-99 Guardião, EMB-120 Brasília, C-95 Bandeirante, T-27M Tucano modernizados ostendo novo padrão de pintura, os A-29 Super Tucano e o A-1AM AMX modernizado.

DSC 2734

Os T-27M Tucano modernizados já entregues a AFA (Imagem: Roberto Caiafa)

A Esquadrilha da Fumaça, que se deslocou de Brasília para o Rio, realizou duas  séries de passagens baixas em formação apresentando uma novidade, fumaça colorida nas cores da bandeira do Brasil em verde, amarelo e azul, mais o branco que já tradicional, obtida através da quaima de diesel tingido injetado no escapamento dos motores.

O "novo" KC-30/Airbus A-330 também fez uma bela passagem baixa sobre a Esplanada dos Ministérios, seguido pelos Lockheeed Hércules C-130 e Airbus Military C-105/SC 105 Amazonas.

DSC 2559

Passagem do KC-390 com dois F-5EM na ala, na posição de "pré-contato REVO" (Imagem: Roberto Caiafa)

Base Aérea de Anápolis

No dia seis de setembro Infodefensa teve acesso a Base Aérea de Anápolis, localizada há poucdo mais de 140 km de Brasília, a capital federal, e lá registrou as intensas atividades de treinamento com as aeronaves escaladas para o desfile, um dia antes da sua realização. 

Também foi possível conferir de perto algumas das obras de infra-estrutura que estão sendo erguidas pera receber o novo Gripen E, e no geral, elas apresentam atrasos em maior ou menor grau causados não só pela Pandemia do Covid-19, que dificultou a continuidade dos trabalhos e afetou fornecedores, como pelos cortes orçamentários de 2020 e 2021.

DSC 1629

A evolução da EMBRAER no quesito Aviação de Transporte da FAB em uma foto: caudas de um Bandeco, um Brasília, um ERJ145/C-99, e finalmente, um KC-390. (Imagem: Roberto Caiafa)




Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto