A Alemanha retalia contra o Brasil e evita a venda de Guaraní blindado com as Filipinas
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

A Alemanha retalia contra o Brasil e evita a venda de Guaraní blindado com as Filipinas

O embargo alemão seria uma resposta à recusa do governo brasileiro em fornecer munição para tanques de leopardo 1A5 para a Ucrânia
VBTP Guarani demonstracao Malasia 1
Demonstração anfíbia de um 6x6 Guarani a comitiva das Filipinas no Brasil. Foto: EB
|

O Federal Office for Economic Affairs and Export Control, ou BAFA, escritório governamental de controle de exportação da Alemanha, confirmou o embargo à exportação de 28 veículos blindados Guarani do Brasil para as Filipinas.

Os veículos, fabricados pela IDV na sua unidade de Sete Lagoas, possuem sistemas e peças de origem alemã sujeitas ao controle de exportação, caso por exemplo da transmissão do tipo ZF.

Elbit systems to deliver vbtp mr guarani 6x6 armored personnel carriers to philippine army 1

Um dos Guarani destinado as Filipinas na pista de testes da IDV em Sete Lagoas, julho de 2022. Foto: IDV

Cinco unidades destinadas a esse cliente já estavam no pátio da IDV aguardando entrega ao comprador quando ocorreu o embargo. 

A operação comercial com as Filipinas foi intermediada por meio do governo de Israel, e no final de 2022 esse embargo já era bastante comentado nos bastidores da indústria de Defesa brasileira.

O embargo germânico seria uma resposta à negativa do Governo do Brasil e sua diplomacia em fornecer equipamentos militares e munição de carros de combate Leopard 1A5 e veículos antiaéreos Gepard 1A2 à Ucrânia, como queriam os alemães.

Não é a primeira vez que o protecionismo alemão interfere em negócios brasileiros no setor de Defesa. 

Há alguns anos, a Avibras Aeroespacial e Defesa viu-se obrigada a adotar o moderno chassi tubular de longarina central da Tatra, de origem tcheca, após o mesmo BAFA proibir o emprego do chassis e motorização Mercedes Benz como plataforma sobre rodas do Sistema de Artilharia Astros

Elbit systems to deliver vbtp mr guarani 6x6 armored personnel carriers to philippine army

Os cinco primeiros veículos destinados as Filipinas podem ser vistos nesta foto de julho de 2022, na fábrica da IDV no Brasil.  Foto: IDV



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto