O grupo Mac Jee realizou nos dias 9 e 10 de outubro, no Campo de Instrução de Formosa (CIF) do Comando da Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), em Formosa (GO), uma nova série de testes de quatro munições aéreas (bombas da família MK) fabricadas em suas modernas instalações no Vale do Paraíba (SP), as MK-82 (BGB) Pré-Fragmentada, MK-82 (BGB) Forjada (ambas de 500 libras), BLU-109 (BPB) e MK-84 (BGB) Forjada (2000 libras)
Foram feitos quatro ensaios de arena (teste estático), um para cada munição, com instrumentação de engenharia para aferir o desempenho dos produtos.
O kit Dagger, a direita, transforma as bombas da série MK, a esquerda, em smart weapons. Foto: Roberto Caiafa
As equipes técnicas da Mac Jee e do Exército avaliaram a distribuição, massa e velocidade dos fragmentos oriundos das detonações.
A filmagem com alta taxa de frames permitiu avaliar ainda a evolução da bola de fogo, bem como a propagação da onda de choque.
O Exército Brasileiro possui duas áreas de teste e avaliação de munições e material de interesse das Forças Armadas.
O CIF tem área ampla, clima favorável, logística facilitada, boa infraestrutura de apoio e pessoal altamente treinado e especializado nesse tipo de operação.
Unidade de produção: projeto segue rígidos padrões de segurança. Foto: Mac Jee
“O apoio do Exército é essencial para garantir a segurança dos ensaios, isolamento da área e do espaço aéreo, emprego da doutrina e suporte a aspectos operacionais”, destaca Alessandra Stefani, CEO do grupo Mac Jee. “O Exército Brasileiro é parceiro nesse e em outros de nossos produtos, provendo valiosas contribuições técnicas e revisões de projeto, visando a melhoria do material e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa do nosso país”, acrescenta a executiva.
O grupo Mac Jee tem por premissa realizar ensaios periódicos de seus produtos, sempre atuando em parceria com as Forças Armadas brasileiras, fundamentais para implementar evoluções incrementais nos produtos.
Da mesma forma o Armadillo, poderoso lançador de foguetes totalmente produzido no Brasil pelo grupo, foi demonstrado às autoridades no Campo de Instrução de Formosa.
Lançamento de foguetes 70mm pelo Armadillo TA2. Foto: Mac Jee