Tecnologias em segurança para os grandes eventos
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Tecnologias em segurança para os grandes eventos

Irobot510packbot
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo- As vésperas do início da Copa do Mundo FIFA 2014, a LAAD Security 2014 apresentou inúmeras novidades tecnológicas, reunindo mais de 160 expositores de 17 países, entre eles Brasil, Israel, França, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra.

A feira expos as mais modernas tecnologias em segurança pública e corporativa e foi palco de importantes inovações durante os três dias (8,9,10 de abril) em que ocupou um pavilhão inteiro do Riocentro, RJ.

Empresas de mais de 30 diferentes segmentos de atuação que oferecem tecnologia da informação, equipamentos de análise criminal e também produtos de maior valor agregado como veículos e aeronaves, estiveram presentes. A LAAD Security 2014 teve apoio das principais entidades do setor de segurança pública e privada do Brasil. Além de atuarem na feira, expondo seus produtos e serviços, os profissionais do setor puderam participar do 3º Seminário de Segurança LAAD, que abordou, entre outros temas, os desafios da segurança pública e corporativa no ambiente cibernético e em manifestações populares.

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) participou da feira com a presença de dez empresas associadas (Aceco TI; Adventure Tech; BR Defesa; BR Vant; Engevix; Safety Wall; Nuntius; Flex Prin; Oniria e Stratosphere) e três comitês do setor de segurança e defesa (segurança alimentar, cibernética e simulação).

Destaques da LAAD 2014

Máscara contra gás C-50. Inspirada no personagem Darth Vader, da série "Guerra das Estrelas", a máscara contra gás C-50 da empresa Welser Itage (Avon Protection) foi um dos grandes destaques da LAAD Security 2014. O equipamento suporta até 1000 graus de temperatura e possibilita a amplificação da voz do agente de segurança, além de oferecer proteção balística e filtro de ar. Cerca de 5.000 unidades da máscara já foram adquiridas pela Secretária Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), Polícias Militares do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso, e pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

iRobot - C.10a. Este compacto robô possui 4 câmeras de vídeo e uma espécie de "mão" (braço articulado capaz de receber acessórios), sendo controlado a distância por meio de um manete parecido com o de videogames. O operador consegue com o robô, por exemplo, abrir uma bolsa ou caixa, visualizar o que há dentro e retirar o que for preciso, como um objeto suspeito de conter explosivos, sem arriscar vidas.

Mistral - E20. Outro destaque foi a câmera Throwable, da empresa israelense Mistral, que filma em 360 graus e permite a navegação nessas imagens, lembrando a ferramenta do "Google Street View". Tal recurso pode ser de extrema valia no reconhecimento de áreas urbanas onde forças de segurança terão de atuar, aumentando exponencialmente a consciência situacional das tropas.

Rede antidistúrbios Tacrion. A rede antidistúrbios chegou ao Brasil para substituir as cercas de ferro que têm sido usadas pelas polícias - em situações de protestos e distúrbios urbanos - para proteger prédios públicos, como assembleias legislativas, câmaras de vereadores, sedes de governo e prefeitura, contra a invasão dos black blocs. Elas servem, também, como proteção de perímetro (para isolar ruas). Feita de um tecido plástico especial ultrarresistente, capaz de suportar até nove toneladas de força, a rede é montada em módulos de 35 metros de comprimento e três metros de altura cada um, formando uma verdadeira barreira onde quer que seja colocada. Além disso, a Tacrion é facilmente montada em apenas dois minutos (por oito pessoas), e tem um peso muito inferior as soluções anteriores (grades de metal).

Foto: iRobot Corporation



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto