Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Roda 4x4 VBMT-LR
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Roda 4x4 VBMT-LR

02 sherpa light scout 1
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo- Segundo notícia veiculada no dia 10 de abril pelo periódico brasileiro Jornal O Vale, a Avibras apresentou ao mercado em Jacareí, da viatura blindada multitarefa Tupi, claramente baseado no veículo francês Sherpa Light, fabricado pela Renault Trucks Defence.

O tipo foi "preparado" rapidamente, em apenas 4 meses, para participar da avaliação da Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Roda 4x4 (VBMT-LR), parte do Projeto Estratégico do Exército Guarani (Nova Família de Blindados de Rodas), atualmente sendo conduzida pelo CAEx (Centro de Avaliação do Exército), no Rio de Janeiro.

Essa pressa se explica. Existe o interesse do EB na aquisição de 32 VBMT-LR, e os fabricantes estão enviando seus veículos para testes no CAEx, na Barra de Guaratiba, desde dezembro do ano passado. O primeiro lote poderá até incluir uma aquisição direta pela premência de mobiliar o Batalhão que deverá se enviado ao Líbano. O período de avaliação vai até junho desse ano. Os veículos a serem testados deveriam entrar no CAEx, segundo o ROB divulgado, antes de 3 de abril último. Teria a Avibras conseguido uma extensão do prazo, ou outras unidades do Tupi já estão em testes no CAEx? O Exército tem planos de adquirir outros lotes de VBMT-LR, totalizando 186 viaturas, a partir de 2016.

Declarações de executivos da Avibras indicam que o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha (CFN) também estaria interessado na aquisição de uma viatura blindada multitarefa desse porte.

Segundo o artigo de O Vale, o Tupi poderá ser produzido na nova fábrica da Avibras (27 mil metros quadrados) que está sendo erguida na cidade de Jacareí, ao lado da unidade 2, ficando responsável, quando pronta, pela produção dos veículos da família Astros (atualmente montados na unidade 4, ex-Tectran) e do novo blindado. Nos planos divulgados pela Avibras, a nova unidade fabril deverá estar concluída em outubro, com índice inicial de nacionalização de componentes na casa dos 32 , devendo chegar aos 60 % em 2016.

Ficha do Tupi

Comprimento: 5,5 metros

Largura: 2,2 metros

Altura: 2,1 metros

Carga: 2,3 toneladas

Velocidade Máxima: 100 km/h

Autonomia na média de 80 km/h: 800 km

Peso vazio: 8 toneladas

Peso bruto total: 10,5 toneladas

Equipamentos: ar-condicionado; sistema central de enchimento de pneus; sistema lançador de granadas fumígenas (fumaça); posto para 5 tripulantes; proteção balística 7,62 mm perfurante; proteção contra minas; aerotransportável (2 viaturas) por C-130 Hercules e EDS KC-390.

Foto: Renault Trucks Defence



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto