DCNS e Marinha do Brasil reformara o Navio-Aeródromo A-12 para prolongar a sua vida
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

DCNS e Marinha do Brasil reformara o Navio-Aeródromo A-12 para prolongar a sua vida

Docagem NAE Sao Paulo1
|

No dia 12 de março último, o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), realizou no Dique Almirante Régis, a docagem extraordinária do Navio-Aeródromo A-12 “São Paulo”, a quarta operação do tipo realizada no Brasil envolvendo o navio. O objetivo é subsidiar o Estudo Técnico visando o Programa de Modernização do Meio (PMM), que poderá estender a sua vida útil por mais 20 anos. O sucesso da faina de docagem comprovou, mais uma vez, a capacidade técnica dos profissionais do AMRJ, demonstrando o seu correto planejamento. O navio ficará docado por um período de 90 dias e sofrerá, principalmente, inspeções estruturais, incluindo as obras vivas (parte do navio que fica abaixo da linha dágua). Em 2014, ciente que somente com seus recursos técnicos e de pessoal não seria possível cumprir o PMM previsto para o A-12, a Marinha do Brasil assinou com a estatal francesa DCNS (construtora original do navio) um amplo contrato de suporte e serviços. O estaleiro francês irá participar do PMM, auxiliando a MB na reforma integral do navio, ou seja, todos os equipamentos com funcionamento deficiente serão trocados por novos.

O projeto da reforma prevê a instalação de novo interior, a troca de fios e tubulações, novos sistemas de geração e distribuição de energia, novos sistemas de propulsão, restauração dos geradores de vapor, revitalização da catapulta de vante, revitalização dos cabos de parada, revitalização dos elevadores de aeronaves (aumentando sua capacidade para mais de 20 toneladas), modernização do sistema de pouso óptico, do sistema de controle de avarias do navio, do sistema de água, das câmaras frigoríficas, modificação dos sistemas de ar comprimido, adoção de um novo sistema de defesa de ponto (mísseis superfície-ar e estações de armas automatizadas), troca dos radares de busca e aquisição de alvos, já integrados ao SICONTA Mk. IV, e a instalação de um novo sistema de comunicação com capacidade de link com outros navios da esquadra e com estações em terra. Esses trabalhos estão planejados para serem concluídos até 2019, garantindo assim que o navio possa operar até 2039, dez anos a mais que o anteriormente previsto.

Maior da América do Sul

O Dique Almirante Régis é o maior dique de reparo da América do Sul. Construído no período de 1910 a junho de 1928, pode docar navios da Marinha do Brasil ou navios mercantes de até 80.000 DWT*. (*DWT - Capacidade de água deslocada). As características principais da instalação podem ser medidas pelos números a seguir: comprimento utilizável: 254,58m; largura do fundo na entrada: 35,96m; altura:15,51m. Dentre os sistemas disponíveis encontram-se 14 cabrestantes/guinchos elétricos; quatro cabrestantes/guinchos manuais; sistemas anti-incêndio, de fornecimento de água doce, maquinário de solda e corte em oxi-acetileno e suprimento de ar comprimido, planta de energia elétrica em 110V, 220V e 440V.

Fotos: Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro-Marina de Brasil



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto