Tiro Real na Artilharia Antiaérea
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Tiro Real na Artilharia Antiaérea

06 RCaiafa MANPADS IGLA S
|

O tradicional exercício anual de tiro real da Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, realizado no campo de tiro de Formosa, próximo de Brasília (DF), contou com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner, falando sobre o dispositivo de segurança do espaço aéreo brasileiro a ser ativado na cidade do Rio de Janeiro, em 2016, para defender as instalações olímpicas de qualquer agressão vinda pelo ar.

Na ocasião, o ministro, acompanhado por comitiva de autoridades, presenciou os tiros reais de MANPADS Igla-S contra alvos aéreos do tipo drone, que também receberam as atenções de camhões geminados 35 mm dos blindados antiaéreos KMW Gepard IA2.

Enquanto o Gepard possui radares próprios para encontrar seus alvos, os operadores de Igla-S adquirem antecipadamente os seus através de um sistema de fabricação brasileira que reúne o radar de baixa altura SABER M-60, da Bradar Engenharia, conectados via rádio a comunicadores portáteis do tipo PDA, que repassam os alvos detectados pelo M-60 para as baterias Igla-S em tempo real, permitindo inclusive lançamentos de mísseis contra alvos se aproximando pelo quadrante frontal.

Foguetes e canhões

O exercício também serviu para que o 6º Grupo Lançador de Mísseis e Foguetes, baseado dentro da área do campo de Formosa, disparasse, na oportunidade, salvas de foguetes SS-40 do sistema de artilharia de saturação com foguetes Astros 2020.

Na continuidade do exercício, ao longo da semana, unidades de artilharia antiaérea armadas com canhões antiaéreos Bofors e Oerlikon também efeturam o tiro real. Esses canhões, bastante cansados, deverão serem substituídos em um futuro próximo.

RBS-70

Também ocorreu o primeiro disparo real (exitoso) do míssil RBS-70, da Saab, recentemente enntregue ao Exército Brasileiro. Esse míssil deverá ter um papel decisivo na proteção das instalações olímpicas, pois tem um perfil de emprego em áreas urbanas com grande segurança.

O ministro Wagner chegou ao campo acompanhado do comandante do Exército, general-de-exército Eduardo Dias Villas Bôas, e dos comandantes militares do Planalto, general-de-divisão Racine Bezerra Lima Filho, e do Sudeste, general-de-exército João Camilo Pires de Campos, além da secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Chiavon e do secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Murilo Barboza, além de oficiais generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Imagens: Ministério da Defesa - Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto